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Como atrair clientes para minha clínica médica?

Abrir uma clínica médica não é uma tarefa exatamente fácil, porém como atrair clientes após a inauguração da clínica?

Depois de um longo processo para abrir um estabelecimento de saúde, é hora de começar a ganhar clientes.

Essa não é uma tarefa “simples”, porém há alternativas para atrair clientes sem comprometer as normas do Conselho Federal de Medicina.

E apesar das normas quanto ao marketing médico limitarem um pouco as opções de publicidade, isso não impede a possibilidade de fazer um marketing que atraia clientes.

Em seguida, confira algumas dicas de como atrair clientes para sua clínica médica:

Como atrair clientes com um bom atendimento

O atendimento é a alma do negócio. Quando o atendimento da clínica médica não está bom, é necessário mudanças.

Caso haja reclamações de algum profissional de saúde ou funcionário a respeito de atendimento, há necessidade de algumas modificações.

Pode se tratar de uma falta de treino ou até mesmo um médico mais ríspido que desagrada os pacientes.

Aliás, o atendimento não se trata apenas do “presencial” na clínica médica, pois se o estabelecimento conta com redes sociais, também é necessário prestar um bom atendimento lá.

Caso a clínica médica já tenha um ótimo atendimento, esse é um bom sinal de que conseguirá atrair clientes.

Mas como um bom atendimento atrai clientes? Como resultado de um bom atendimento, há também pacientes satisfeitos.

Assim, os pacientes contentes com o atendimento, poderão indicar a clínica médica, através do boca a boca.

Apesar do marketing boca a boca parecer coisa do “passado”, ele ainda é muito presente e não costuma falhar.

Inbound Marketing

Se trata de um marketing de atração, isto é, o cliente que irá atrás do estabelecimento de saúde, ao invés de você ir atrás do cliente.

Todas as ações realizadas tem como objetivo atrair o seu potencial paciente para o seu site ou redes sociais.

Quando o possível cliente vai ao seu site, é feito um “trabalho” de relacionamento com o cliente.

Se trata de um conteúdo personalizado e original que você irá criar, respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina, com objetivo de mostrar a ele como é sua clínica médica e o porquê optar por ela.

O seu principal benefício é o de aumentar a visibilidade do seu negócio, para que muitas pessoas o conheçam.

Desse modo, irá atrair diversos potenciais clientes através de conteúdos relevantes e que os farão escolher pelo seu produto.

Além disso, o Inbound Marketing também é mais barato, em comparação ao Outbound (onde o seu empreendimento que vai atrás do cliente).

O Outbound Marketing se trata de publicidade antiga, onde é investido em outdoors, por exemplo.

Assim, há três principais métodos para atrair potenciais clientes a sua clínica médica:

SEO (Search Engine Optimization)

É através dele que a clínica médica aparece nas páginas do Google, fazendo com que mais pacientes conheçam o empreendimento.

Há profissionais que trabalham com esse “método”. Além disso, também é possível otimizar o site da clínica médica com SEO. Você mesmo após estudar sobre o assunto, caso não haja investimento para contratar um profissional para isso.

Entretanto, é um método mais demorado em comparação as outras opções, sendo que os resultados podem levar mais de um ano para aparecer.

Blog médico

Pessoas tendem a consumir conteúdos, e assuntos médicos são os principais nos meios de pesquisa.

Grande parte das pessoas pesquisam sobre o que estão sentindo, ou procuram ler mais a respeito de uma doença que o profissional da saúde diagnosticou.

Ou seja, é possível que na internet haja uma atração de clientes que estão na busca de um conteúdo e a clínica médica está disponibilizando.

Essa é uma maneira de como atrair clientes de forma rápida e eficaz, ainda mais quando se trata de conteúdos realmente relevantes.

A linguagem médica tende a não ser uma das mais fáceis de se explicar a pacientes, porém isso ainda é possível.

Quando há um blog que “descomplica” a medicina, é possível ver a quantidade de pacientes que gostam de conteúdos em que não há termos médicos, ou então que esses termos estejam explicados.

Redes sociais é uma das formas de como atrair clientes

Uma clínica médica com redes sociais é mais acessível a diversos pacientes, que podem tirar dúvidas através do bate-papo.

É através das redes sociais que há mais intimidade entre o empreendimento e o paciente.

Com elas, é possível também orientar pessoas da forma correta, indicando uma consulta para realizar um diagnóstico.

Clínicas médicas costumam utilizar diversas redes sociais, porém as principais são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Youtube.

Apesar de não ser uma regra, é onde há mais investimento por parte de profissionais de saúde.

Além disso, nas redes sociais é preciso o dobro de cuidado para não infringir nenhuma regra do CFM, como por exemplo:

  • Não garantir resultados de tratamentos ou de procedimentos;
  • Nunca ter imagens de pacientes no estilo “antes e depois”;
  • Não sugerir diagnósticos sem consulta;
  • Entre outros.

Também é necessário cuidado para que todos anúncios especializados a respeito de uma especialidade médica contenham o CRM e o RQE (Registro de Qualificação de Especialista).

O Manual de Publicidade Médica contém todas as informações necessárias para não cometer nenhum deslize quando se trata de marketing médico.

Além da publicidade em redes sociais, é necessário ser ativo, com publicações diárias ou pelo menos com certa frequência.

Desse modo, é possível atrair clientes, que verão a frequência em que a clínica médica posta e utiliza as redes sociais.

As redes sociais também permitem contar as novidades, como a possibilidade de realizar um novo exame ou consultar com um novo especialista.

Como atrair clientes com o Google Meu Negócio

Uma dica subestimada por clínicas médicas é a de colocar o empreendimento no Google Meu Negócio, que é totalmente gratuito.

Através dele, é possível colocar a localização da clínica médica no Google, isto é, quando alguém estiver procurando um estabelecimento de saúde, o Google vai entregar os mais populares e também quem está mais próximo dele.

Desse modo, se a sua clínica estiver próxima a pessoa, há grandes chances de ela olhar o empreendimento e contatar para maiores informações.

Também é possível que ela cheque as redes sociais e avaliações e para isso é necessário estar ativo nas redes sociais.

Além disso, também é possível inserir o horário de funcionamento do estabelecimento de saúde, em que dias está aberto e todas as informações necessárias para que o paciente saiba como e quando ir ao empreendimento.

Também há espaço para inserir meios de contato, como e-mail, site profissional, telefones e endereço, tudo para que o seu possível cliente, se torne de fato um cliente ativo.

Para isso, todas as informações devem sempre estar atualizadas, então a qualquer mudança é necessário trocar as informações no Google Meu Negócio.

Outro benefício do Google Meu Negócio é o sistema de avaliações que vem junto com as informações a respeito do empreendimento.

Ou seja, quando alguém for a clínica médica, é possível colocar uma avaliação a respeito do que achou do local, mesmo que não tenha consultado.

Esse sistema é baseado em estrelas, que vai de 1 até 5.

Quanto mais avaliada a clínica médica for, de forma positiva, também há mais chances de atrair clientes, pois o Google indica locais com ótimas avaliações.

É um meio de como atrair clientes de forma rápida e eficaz, pois o cadastro é gratuito e também intuitivo de se realizar.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um meio de comunicação que deve ser tratado separadamente do site e das redes sociais, pois traz um objetivo um pouco diferente.

Através dele, é possível manter contato com pacientes que já são clientes fixos da sua clínica, assim como também captar possíveis clientes que demonstraram interesse em seus serviços.

O envio de e-mails pode fazer com que a experiência do paciente seja melhor, como lembretes de consulta.

Dessa forma, é possível enviar notícias a respeito de novidades na clínica médica que servem tanto para paciente do local ou possível paciente.

Como por exemplo: uma pessoa mora próxima a sua clínica, mas ela não é cliente porque precisa de um serviço específico.

Quando a especialidade surgir, é possível enviar um e-mail não só alertando já clientes, como também aquela pessoa interessada e a conquistar em poucos segundos através de um e-mail informativo a respeito da chegada do serviço.

Entretanto, o envio constante e em excesso prejudica, espantando pacientes com “spans”.

Atualmente, não há um número certo de e-mails para se enviar ou por dia ou semana, sendo necessário testes para descobrir a quantidade ideal.

Além disso, o próprio e-mail marketing também pode unir as redes sociais e o site profissional da clínica, informando rapidamente meios de contato no fim do e-mail.

É um meio comum e também útil de manter tanto clientes quanto possíveis clientes informados.

Como atrair clientes de uma vez por todas

Esses foram alguns métodos utilizados para atrair clientes, que são rápidos e eficientes, ainda mais quando previamente estudados.

Cada clínica médica conta com um sistema único de trabalho, onde o diferencial da clínica pode ser explorado.

Desse modo, é possível atrair clientes de uma vez por todas, sem passar por cima das normas do Conselho Federal de Medicina.

Investir em um marketing médico não é simples, porém quando feito de uma boa forma, traz grandes resultados.

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