A sublocação de consultório é uma ótima opção tanto para o profissional que deseja ter seu próprio consultório quanto para a pessoa que tem um imóvel vago.
A prática de sublocação é realizada quando um imóvel é alugado pelo locatário e é ocupada por outra pessoa, que paga pela totalidade dos encargos ou somente uma parte.
Isto é, uma pessoa “A” aluga um imóvel, porém por uma razão externa não chega a utilizar o local, porém não deseja romper o contrato e aluga para a pessoa “B”.
Assim, ambos aproveitam o imóvel, visto que o locatário terá ao menos, uma parte do dinheiro de volta, enquanto outra pessoa o utiliza.
Benefícios da sublocação de consultório
A sublocação de consultório traz diversos benefícios, confira os principais, tanto para o locatário quanto para a pessoa:
Vantagens para o locatário
Quando se trata de um imóvel vago que foi alugado, é preciso converter esse custo em um lucro, porém como?
É preciso analisar o contrato de locação, para verificar se a sublocação é uma opção viável, pois há contratos que proíbem essa prática.
Caso não haja nada no contrato, o locatário deverá notificar o locador do imóvel, que terá o prazo de 30 dias para se manifestar a respeito.
A autorização do proprietário deve ser escrita e também pode ser contemplada como um termo aditivo no contrato, com uma cláusula expressa sobre a sublocação.
Nesse caso, o locatário passa a ser sublocador, e transfere para um terceiro, o sublocatário, os direitos e deveres do imóvel.
Caso o proprietário do imóvel não resposta dentro dos 30 dias de prazo, é considerado o não consentimento para a sublocação.
Se a sublocação for possível, é muito vantajoso aderir e ganhar dinheiro, enquanto não utiliza o imóvel.
Além disso, outra grande vantagem é que o locatário que decide o quanto a pessoa irá pagar, e o que irá pagar.
Dependendo do local, é possível que a pessoa pague:
- a conta de luz;
- conta de água;
- taxas de lixo;
- taxas de segurança;
- IPTU;
- entre outros.
Cabe ao locatário decidir quais contas serão pagas ou englobar todas no valor do aluguel.
Quando o consultório tiver uso para o locatário, é possível o utilizar, conforme o prescrito no contrato.
Desse modo, o locatário pode aproveitar o consultório , caso tenha uma previsão para uso e também reverter o custo do aluguel em lucro.
Mesmo que o valor não seja o total para cobrir o aluguel original, é uma opção para ao menos receber algo e não haver perda de dinheiro.
Vantagens para o profissional da saúde que sublocar
A sublocação de consultório para o profissional da saúde também se destaca por conta do preço oferecido.
É comum que locais que já tenham um aluguel não tenham um preço tão alto, em comparação a locar um imóvel diretamente com o proprietário.
Um dos motivos é que o profissional está alugando um imóvel já alugado, tornando o processo “maior” que o comum.
Além disso, outra vantagem de sublocar um consultório é que grande parte deles já contam com a infraestrutura necessária para atender os pacientes.
Dependendo do imóvel, o profissional não terá que pagar pela luz, água ou taxas extras, diferente de um aluguel diretamente com o proprietário.
É ideal para profissionais da saúde que estão começando o seu próprio empreendimento e desejam não gastar tanto com um aluguel no começo, enquanto o consultório não é conhecido.
Também é recomendado para profissionais que tem uma certa demanda em uma região e precisam de um segundo consultório por conta da localização, por exemplo.
Sublocação de consultório, achando o ideal
Esta etapa é para quem deseja alugar um imóvel já sublocado, sendo necessário iniciar uma pesquisa de imóveis sublocados para alugar, onde essa pesquisa deverá ter como base:
Localização
A localização do imóvel é essencial, especialmente para os profissionais da saúde que estão começando o seu empreendimento.
Se trata de uma etapa estratégica, onde é necessário estudar qual o melhor local para um consultório.
É possível começar pesquisando a respeito dos imóveis sublocados disponíveis para aluguel, e então estudar as regiões que estão.
O profissional da saúde deverá considerar os seguintes aspectos:
- O local é seguro? Saber a respeito do bairro e da própria rua em que o imóvel está é essencial, verificar se o local é seguro tanto para a pessoa quanto para os pacientes que irão ao local.
- É acessível? Considerar se fica próximo a transportes públicos, se é um local fácil para as pessoas acessarem. Caso o imóvel fique em um prédio, se conta com elevador para pessoas com dificuldades de locomoção.
Desse modo, é possível pré definir alguns dos locais, diminuindo a lista de possibilidades. A próxima etapa, refere-se ao imóvel.
Imóvel
Essa etapa consiste na avaliação dos imóveis, onde o profissional da saúde deverá avaliar a infraestrutura do local.
É possível considerar itens como:
- O imóvel conta com os móveis necessários para realizar a consulta?
- Eles estão em bom-estado?
- É um ambiente bom para a consulta?
Levar em consideração os aspectos relevantes para a abertura do consultório é essencial antes de tomar uma decisão.
É comum que em sites seja possível analisar fotos do local, porém é recomendado agendar uma visita para ver pessoalmente o imóvel.
Com essas etapas, é possível verificar o imóvel ideal para o profissional da saúde, de modo que seja um bom custo-benefício para o profissional.
Como anunciar o imóvel já alugado
Essa etapa é focada para os locatários que tem em seu contrato essa possibilidade, ou já tiveram a aprovação do proprietário.
O anúncio do imóvel pode ser realizado em sites próprios para uso de sublocação ou sites comuns, como a própria OLX, por exemplo.
Através deles, o locatário deverá anunciar:
- Fotos do imóvel: devem ter boa qualidade e mostrar o imóvel da melhor forma possível, não esquecendo nenhum cômodo.
- Preço: o preço deverá ser justo, mesmo que não cubra 100% o valor do aluguel, é melhor alugar por um preço menor e ganhar algo, ao invés de colocar um preço alto e não alugar para ninguém.
- Descrição do imóvel: ser o mais claro possível, que se trata de uma sublocação e de todas informações do imóvel, como os cômodos, quais móveis podem ser utilizados, as contas que a pessoa terá que pagar além do aluguel, entre outros.
Em casos de consultórios, é possível anunciar o seu consultório através da Clinspace, de forma simples e prática.
Com alguém interessado em seu imóvel, é possível seguir para a próxima (e mais importante) fase.
O contrato para sublocação de consultório
É uma etapa essencial tanto para o locatário quanto para o sublocatário, pois estabelecerá diversos itens necessários para uma concordância entre as partes.
Em seguida, confira itens que devem ser explorados durante o contrato de sublocação comercial de um consultório:
Definir o objetivo do contrato
Nessa etapa é definido o objetivo do contrato, ou seja, a sublocação de um consultório médico.
É necessário definir qual é o consultório que será sublocado, onde ele está localizado e caso haja equipamentos, quais serão disponibilizados para o profissional da saúde.
Desse modo, informações como endereço, número do imóvel no registro de imóveis e informações a respeito do imóvel em si devem ser claras.
Além disso, é recomendado enumerar os equipamentos que serão disponibilizados, da forma mais específica possível, para caso haja algum problema, ele esteja especificado no contrato o procedimento necessário, como a troca ou reparação de um equipamento.
Estabelecer responsabilidades e obrigações
Assim como o nome já diz, deverá ser estabelecido as responsabilidades e obrigações de cada uma das partes.
Isso é essencial para a segurança de ambos, uma vez que desde a negociação foram combinados ônus e outros.
Como resultado, não haverá surpresas desagradáveis caso algum imprevisto ocorra, como a falta de pagamento de uma conta ou a quebra de um equipamento.
Desse modo, ambas partes evitam acontecimentos que possam gerar o descumprimento do contrato, pois saem perdendo.
Pagamento da sublocação de consultório
É uma etapa do contrato que deverá ser clara a respeito de todas informações, como por exemplo:
- valor do aluguel;
- data do pagamento;
- taxas que podem ocorrer;
- a forma de pagamento;
- qual é o ônus por atraso;
- entre outros.
Assim, é possível estabelecer todo o necessário em relação ao pagamento da sublocação de consultório entre as partes.
É mais seguro tanto para o locatário quanto para o sublocatário, pois ambos podem intervir caso haja uma quebra no contrato.
Nessa etapa, caso o locatário ou o sublocatário venha a pagar um valor fixo, como uma taxa de condomínio, é necessário inserir o valor também nessa etapa, além das obrigações e responsabilidades.
Datas, prazos, entre outros
Nesta etapa ficará fixado o prazo do contrato, que é acordado entre ambas as partes e também as datas e/ou horários em que o sublocatário utilizará o imóvel.
Além disso, datas como o início da utilização, fim da utilização e prazos para eventuais notificações da outra parte são necessários.
Caso as datas sejam ultrapassadas sem o devido cumprimento ou o sublocatário peça o imóvel antes, será necessário arcar com as penalidades do contrato.
Rescisões e multas
Se trata da parte onde ambos podem se precaver de diversas formas, como por exemplo:
Caso o locatário peça o imóvel antes do combinado, ele terá que pagar uma multa no valor “x”, ou caso o sublocatário desista do imóvel após alguns meses, o mesmo acontece.
Por conta disso, há as cláusulas de rescisões, fornecendo todas informações necessárias para que ambos fiquem em segurança.
Exemplo de contrato de sublocação de consultório
Todas as cláusulas devem ser claras e objetivas, mas criar um contrato do zero nem sempre é a melhor opção.
Por conta disso, confira um exemplo de contrato de sublocação comercial, que deverá ser uma base para ambas partes se basearem.
Caso haja informações adicionais, elas devem ser inseridas de forma clara e objetiva, para que não haja dúvidas na hora de assinar o contrato.
Desse modo, tanto o profissional da saúde que deseja um consultório quanto o locatário do imóvel podem realizar um bom negócio, onde ambos tem benefícios.
E chegamos ao fim de mais um artigo repleto de informações preciosas para o seu negócio. Agora, você já sabe como os serviços de inteligência empresarial da Clinspace podem potencializar seus lucros e automatizar os processos do seu negócio de maneira eficiente?
Nossos assistentes virtuais inteligentes são capazes de responder rapidamente às necessidades de seus clientes e funcionários, sempre com um tom profissional e acolhedor. Eles são capazes de lidar com conversas de diferentes níveis de complexidade, aumentando a eficiência e qualidade do atendimento. Além disso, através de nossa plataforma, você poderá obter mais leads interessantes diretamente em seus canais de vendas, convertendo mais clientes e melhorando seus processos.
Com a Clinspace, você poderá automatizar os processos de negócio e eliminar desperdícios. Nossa plataforma rastreia automaticamente pontos críticos, identificando futuros tópicos de implementação para melhoria contínua. Além disso, oferecemos outros serviços, como estudo de mercado, aceleração de lançamentos, e jornada de operação, que podem proporcionar vantagens competitivas ao seu negócio.
Ao escolher a Clinspace, você terá acesso a uma tecnologia avançada de inteligência artificial para criar conteúdos de alta qualidade sobre qualquer área ou assunto, planejar a produção desses conteúdos e gerar estratégias feitas para o seu negócio em segundos.
Nós da Clinspace, temos orgulho de poder ajudar empresas de todos os tamanhos a atingir o sucesso. Se você ainda não experimentou nossos serviços, nós o convidamos a fazê-lo agora mesmo. Fale com um de nossos representantes no suporte ao lado ou preencha o formulário e encontre a solução perfeita para o seu negócio. Estamos à disposição para ajudá-lo a identificar a melhor forma de aplicar os nossos serviços e pacotes de conteúdo personalizados.
Acreditamos que, com a ajuda da Clinspace, você conseguirá alcançar o sucesso que o seu negócio merece. Então, não perca mais tempo, comece a transformar o seu negócio agora mesmo! Estamos ansiosos para colaborar com o crescimento e sucesso do seu empreendimento!