/* ]]> */

Raio X digital: saiba como funciona essa tecnologia

O Raio X digital vem se popularizando nas clínicas e consultórios devido aos seus vários benefícios.

Um dos principais pontos positivos é a preservação da saúde dos pacientes que utilizam essa tecnologia, pois há menos exposição à radiação ionizante..

O que é o Raio X digital?

Assim como o Raio X convencional, se trata de um exame radiológico simples, indolor e não invasivo.

Através dessa tecnologia, é empregada a radiação ionizante para gerar as imagens digitais das áreas internas do organismo.

É possível visualizar a região interna dos tecidos humanos e examinar possíveis ossos fraturados, tumores e até mesmo caso de inchaços.

Em seguida, confira como funciona essa tecnologia:

Como funciona

Para o exame, o paciente necessita deitar na maca do equipamento ou se posicionar com a parte do corpo que será examinada sobre o aparelho.

Quando a máquina é acionada, todo conteúdo radioativo que está na estrutura da máquina emana partículas.

Essas partículas vão em direção da abertura, e consequentemente, para todo corpo do paciente.

Parte dos raios são absorvidos em maior ou menor quantidade, o que irá depender também da densidade do tecido que é atravessado pelo feixe.

Os mais densos absorvem mais radiação, como por exemplo os próprios ossos e aparecem em tons claros (brancos ou quase brancos).

Já os menos densos absorvem menos radiação, fazendo com que uma quantidade maior de raios colida com a chapa fotossensível localizada na mesma do equipamento.

Os órgãos são considerados menos densos e costumam aparecer de forma escura nas imagens tiradas pelo raio x digital.

A captura dos raios é feita através de placas de circuitos e estas placas possibilitam que a imagem digital seja formada.

Por se tratar de uma tecnologia digital, a imagem é enviada ao computador sendo possível:

  • armazenar a imagem;
  • enviar para os médicos;
  • imprimir.

Quais são os tipos de raios x digital

Agora que o modo que essa tecnologia funciona está claro, é importante citar que atualmente há dois tipos de Raio X digital:

  • direta;
  • indireta.

O Raio X direto é mais moderno, onde a chapa sensível envia os dados ao computador sem precisar de um profissional da saúde para realizar o procedimento.

O modo indireto necessita que a chapa eletrônica seja escaneada, para que então o computador receba as informações, ou seja, necessita de um profissional da saúde para realizar esse procedimento.

Ambos trazem benefícios às clínicas e/ou consultórios, sendo somente essa a diferença entre as duas tecnologias.

A diferença maior está no Raio X convencional e o digital, como você poderá ver em seguida:

Diferença entre o convencional e digital

A radiografia convencional compreende a produção de um feixe heterogêneo de raio X, que são produzidos por um gerador.

Esses raios são projetados na região do corpo que está sendo examinada e captados no sentido oposto ao feixe, sendo registrados em um filme que é revelado posteriormente.

A maior diferença está no modo como os raios são capturados, seja atravessando o objeto ou parte do corpo, isto é, o filme.

No convencional, a chapa do equipamento possui um filme que contém prata em sua composição, que é queimado pelos raios.

Quando o filme é queimado, as imagens aparecem em tons de cinza que vemos usualmente.

Logo após o exame, é necessário tempo e produtos químicos para que a revelação do filme seja feita e é necessário cuidados com o exame, para que as imagens não se danifiquem conforme o passar do tempo.

Já o Raio X digital capta essa radiação e converte em impulsos elétricos, que por sua vez, geram imagens em pixels.

Os arquivos da imagem do Raio X digital pode ser visualizado poucos minutos após a finalização do exame, diferente do convencional.

Mas, assim como o convencional, o modo digital também conta com as mesmas contraindicações:

Contraindicação do Raio X digital

Ainda há contraindicações para uma parte da população não realizar esse exame, mesmo que a tecnologia seja digital.

No geral, o exame não é recomendado para grávidas e pacientes que possam ser prejudicados devido a exposição à radiação ionizante citada anteriormente.

Vantagens do Raio X digital

Com uma tecnologia como essas, alguns benefícios são muito importantes para quem deseja aprimorar e otimizar sua clínica ou consultório.

Um dos grandes benefícios é a otimização do tempo, assim como explicado anteriormente, o Raio X digital permite que a imagem seja visualizada mais rapidamente.

Além disso, o envio de arquivos também facilita todo procedimento, pois com a Internet o médico poderá visualizar diretamente em seu computador o resultado.

Desse modo não só o paciente terá um atendimento mais rápido, como também o profissional da saúde responsável poderá diagnosticar mais cedo.

Em casos de emergência, essa tecnologia pode fazer toda a diferença na vida de um paciente.

Sem contar com a imagem de maior qualidade, devido ao fato de ser digital, a resolução da imagem é superior, ajudando o profissional na hora de realizar o diagnóstico.

Também é possível que o técnico radiologista ajuste, corte, aumente, faça anotações, altere o contraste e/ou a equalização e outras opções nas imagens, para que seja melhor visualizada.

Assim como citado no começo do artigo, o grande diferencial é a segurança que a tecnologia traz ao paciente.

Com os níveis de exposição à radiação reduzidos, a segurança ao paciente está mais garantida e evita casos em que é necessário repetir o exame.

Outro ponto positivo é a integração dessa tecnologia a outras, como um prontuário eletrônico do paciente, onde o profissional responsável poderá visualizar o resultado sem ter a preocupação do paciente esquecer em casa, por exemplo.

Por fim, também há a questão do “ecologicamente correto”, onde a tecnologia se sai muito bem:

Se não há filmes para formar imagens, também não é necessário produtos químicos para sua revelação, sendo mais ecologicamente correto que a opção convencional.

Laudo a distância desse Raio X digital

Devido a essa tecnologia digital, é possível enviar o exame para outros profissionais da saúde e que não precisam necessariamente estar na clínica.

Unir a tecnologia a outra tecnologia pode trazer mais vantagens, mas é claro que os exames devem ter boa qualidade e segurança, então o Conselho Federal de Medicina estabeleceu padrões.

  • Para que as imagens de exames radiológicos tenham boa qualidade: DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine).
  • Para que as imagens tenham segurança: é necessário utilizar o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System).

Desse modo, é possível realizar o laudo do Raio X digital através da telemedicina, como por exemplo:

Após a realização do exame, um médico ou técnico em radiologia pode compartilhar o registro em um portal.

Nesse portal, radiologistas podem fazer a análise e interpretação de imagens, registrando as informações.

Em seguida, é possível ter o laudo médico a distância do exame, de forma prática e ágil, sem complicações.

Um dos grandes benefícios desse método é a entrega dos resultados, que não precisa ser necessariamente só durante o dia.

Contras do Raio X digital

O único contra dessa tecnologia é seu custo, que além do custo da tecnologia em si, ainda há a instalação das máquinas necessárias.

Se trata de escolher o custo-benefício ideal para clínica e/ou consultório, uma vez que há diversos benefícios que compensam seu preço.

A otimização de tempo e das imagens podem fazer com que o custo seja relativamente pequeno, visto o investimento em todo estabelecimento de saúde que é feito.

Se trata de uma escolha que deve ser feita baseada em números: um consultório ou clínica que conta com um Raio X convencional e está no vermelho, não deve investir em uma tecnologia nova e arriscar o futuro do negócio.

Assim, é uma decisão que deve ser tomada com cuidado para não afetar financeiramente o negócio.

Tecnologia que se aprimora a cada ano

Essa tecnologia de Raio X digital não surgiu há poucos anos: no final dos anos 70 houve a primeira angiografia de subtração digital experimental descrita.

Logo após, nos anos de 1980, houve a introdução do primeiro sistema de imagem digital em radiologia.

Desde então, se trata de uma tecnologia que vem crescendo a cada ano, com avanços relevantes.

Os grandes aprimoramentos aconteceram devido ao computador e sua tecnologia também crescente.

O último acontecimento maior foi devido a computação em nuvem, que eliminou a necessidade de compactar imagens para que houvesse mais espaço na máquina.

Isto é, atualmente as imagens são salvas em qualidade superior e sem preocupação, pois estão seguras na nuvem e podem ser acessadas em qualquer dispositivo que estiver conectado à internet.

Desse modo, tanto os profissionais da área da saúde quanto os pacientes podem consultar o resultado dos exames.

Se trata de uma tecnologia que ganha inovação com o passar dos anos e buscam cada vez mais diminuir os níveis de exposição à radiação.

Apesar do custo mais elevado, se trata de um ótimo custo-benefício também a longa data, pois alguns sistemas podem ser atualizados somente pelo software, não sendo necessário a troca de equipamentos.

Atualmente essa tecnologia é um diferencial para clínicas e consultórios que prezam pelo bem-estar do paciente e do técnico radiologista.

Vale a pena conferir mais sobre seus custos para consultórios e clínicas, visto que há tantas vantagens para ambos os lados.

E chegamos ao fim de mais um artigo repleto de informações preciosas para o seu negócio. Agora, você já sabe como os serviços de inteligência empresarial da Clinspace podem potencializar seus lucros e automatizar os processos do seu negócio de maneira eficiente?

Nossos assistentes virtuais inteligentes são capazes de responder rapidamente às necessidades de seus clientes e funcionários, sempre com um tom profissional e acolhedor. Eles são capazes de lidar com conversas de diferentes níveis de complexidade, aumentando a eficiência e qualidade do atendimento. Além disso, através de nossa plataforma, você poderá obter mais leads interessantes diretamente em seus canais de vendas, convertendo mais clientes e melhorando seus processos.

Com a Clinspace, você poderá automatizar os processos de negócio e eliminar desperdícios. Nossa plataforma rastreia automaticamente pontos críticos, identificando futuros tópicos de implementação para melhoria contínua. Além disso, oferecemos outros serviços, como estudo de mercado, aceleração de lançamentos, e jornada de operação, que podem proporcionar vantagens competitivas ao seu negócio.

Ao escolher a Clinspace, você terá acesso a uma tecnologia avançada de inteligência artificial para criar conteúdos de alta qualidade sobre qualquer área ou assunto, planejar a produção desses conteúdos e gerar estratégias feitas para o seu negócio em segundos.

Nós da Clinspace, temos orgulho de poder ajudar empresas de todos os tamanhos a atingir o sucesso. Se você ainda não experimentou nossos serviços, nós o convidamos a fazê-lo agora mesmo. Fale com um de nossos representantes no suporte ao lado ou preencha o formulário e encontre a solução perfeita para o seu negócio. Estamos à disposição para ajudá-lo a identificar a melhor forma de aplicar os nossos serviços e pacotes de conteúdo personalizados.

Acreditamos que, com a ajuda da Clinspace, você conseguirá alcançar o sucesso que o seu negócio merece. Então, não perca mais tempo, comece a transformar o seu negócio agora mesmo! Estamos ansiosos para colaborar com o crescimento e sucesso do seu empreendimento!

Recentes

Preço da Sublocação para Medicina por Período em São Paulo: Capital – Guia Completo e Atualizado

O preço da sublocação de consultórios médicos em São Paulo: Capital pode variar significativamente dependendo da localização, estrutura oferecida e outros fatores. Em bairros mais centrais e nobres, como Jardins e Vila Mariana, os valores tendem a ser mais elevados, podendo oscilar entre R$ 1.500 e R$ 4.000 por mês. Já em áreas mais periféricas, os preços podem ser mais acessíveis, variando de R$ 800 a R$ 2.000 mensais. Além do custo do espaço, é importante considerar serviços adicionais incluídos na sublocação, como recepção, internet, limpeza e estacionamento, que podem impactar o valor final.

Preço do Consultório Medicina Equipado por Período em São Paulo: Capital – Guia Completo e Atualizado

Neste artigo, discutiremos os preços de locação de consultórios médicos equipados por período na cidade de São Paulo. Analisaremos as variáveis que influenciam os custos, como localização, tamanho do espaço, tipos de equipamentos oferecidos e serviços adicionais. Além disso, compararemos diferentes opções disponíveis no mercado para auxiliar médicos e profissionais de saúde na escolha do consultório mais adequado às suas necessidades e orçamentos.

Preço do Coworking de Medicina por Período em São Paulo: Capital – Descubra as Melhores Ofertas!

Os preços do coworking de Medicina por período em São Paulo: Capital variam conforme a localização, infraestrutura oferecida e serviços adicionais disponíveis. Em geral, os espaços de coworking destinados a profissionais da saúde podem cobrar valores que variam de R$ 50 a R$ 300 por hora, ou de R$ 1.000 a R$ 6.000 por mês, dependendo das condições e facilidades oferecidas, como consultórios equipados, recepção, internet, entre outros. A demanda crescente por espaços flexíveis e compartilhados na área médica tem impulsionado a oferta desses ambientes na capital paulista, proporcionando opções diversificadas para profissionais que buscam flexibilidade e redução de custos operacionais.

Relacionados

Preço da Sublocação para Medicina por Período em São Paulo: Capital – Guia Completo e Atualizado

O preço da sublocação de consultórios médicos em São Paulo: Capital pode variar significativamente dependendo da localização, estrutura oferecida e outros fatores. Em bairros mais centrais e nobres, como Jardins e Vila Mariana, os valores tendem a ser mais elevados, podendo oscilar entre R$ 1.500 e R$ 4.000 por mês. Já em áreas mais periféricas, os preços podem ser mais acessíveis, variando de R$ 800 a R$ 2.000 mensais. Além do custo do espaço, é importante considerar serviços adicionais incluídos na sublocação, como recepção, internet, limpeza e estacionamento, que podem impactar o valor final.

Preço do Consultório Medicina Equipado por Período em São Paulo: Capital – Guia Completo e Atualizado

Neste artigo, discutiremos os preços de locação de consultórios médicos equipados por período na cidade de São Paulo. Analisaremos as variáveis que influenciam os custos, como localização, tamanho do espaço, tipos de equipamentos oferecidos e serviços adicionais. Além disso, compararemos diferentes opções disponíveis no mercado para auxiliar médicos e profissionais de saúde na escolha do consultório mais adequado às suas necessidades e orçamentos.

Preço do Coworking de Medicina por Período em São Paulo: Capital – Descubra as Melhores Ofertas!

Os preços do coworking de Medicina por período em São Paulo: Capital variam conforme a localização, infraestrutura oferecida e serviços adicionais disponíveis. Em geral, os espaços de coworking destinados a profissionais da saúde podem cobrar valores que variam de R$ 50 a R$ 300 por hora, ou de R$ 1.000 a R$ 6.000 por mês, dependendo das condições e facilidades oferecidas, como consultórios equipados, recepção, internet, entre outros. A demanda crescente por espaços flexíveis e compartilhados na área médica tem impulsionado a oferta desses ambientes na capital paulista, proporcionando opções diversificadas para profissionais que buscam flexibilidade e redução de custos operacionais.

Preço do Aluguel de Consultório de Medicina por Período em São Paulo: Capital – Guia Completo para Médicos

O aluguel de consultórios de medicina em São Paulo: Capital, varia significativamente dependendo da localização, estrutura e serviços oferecidos. Em bairros nobres como Jardins, Vila Olímpia e Itaim Bibi, os preços tendem a ser mais elevados, refletindo a alta demanda e a valorização do mercado imobiliário. Em regiões centrais, como Consolação e Bela Vista, é possível encontrar opções com valores intermediários. Já em áreas mais afastadas do centro, os preços costumam ser mais acessíveis. Além da localização, fatores como a disponibilidade de estacionamento, segurança, infraestrutura tecnológica e serviços de recepção também influenciam o custo do aluguel.