Conhecer o público-alvo é fundamental para que um negócio tenha sucesso. Afinal, é esse público que deseja ser alcançado com as iniciativas de estratégias de marketing do seu negócio.
O SEBRAE menciona que 90% das empresas que investem em estratégias para conhecer seu público-alvo são mais bem sucedidas que as demais.
Deste modo, aprenderemos neste artigo o porquê é tão importante você conhecer o seu público alvo.
O que é público-alvo?
Este termo é utilizado para definir uma parcela demográfica com perfil mais propenso a se interessar pelo serviço que sua empresa oferece.
No entanto, dependendo do tipo de negócio você poderá ter um público-alvo diversificado, oferecendo alternativas à diversas parcelas demográficas.
Com a definição do público alvo você terá campanhas de marketing e até poderá melhorar a visualização e otimização de seus serviços, fazendo com que os clientes tenham a melhor experiência ao consumir seus serviços, e deixando-os muito mais assertivos.
O importante é entender a importância que o público-alvo tem para o planejamento da empresa. Afinal, a partir do momento que você entende o público que você está direcionando o seu negócio, conseguirá lançar estratégias específicas direcionadas para a captação do cliente.
Como identificar o público-alvo?
Eis aqui uma tarefa nada fácil e que requer muita dedicação e muita pesquisa de mercado.
Se você já atua no mercado você poderá disponibilizar uma pesquisa com questionários e solicitar que seus clientes preencham. Uma alternativa que tem funcionado, no meio digital, é a base de troca, você pode dar algum material rico para seu cliente como um e-book, um link de um mini curso e artigos completos sobre assuntos relevantes sobre seu serviço, e em troca ele preenche a pesquisa. Assim você conhecerá melhor seu público e será mais fácil direcionar suas estratégias de marketing a ele.
Essa é uma estratégia que funciona muito bem para quem precisa captar informações rápidas de clientes. E é até importante para montar uma não só de público alvo, mas de possíveis clientes.
No entanto, caso esteja iniciando seu negócio as coisas já complicam um pouco mais, mas não é impossível. Neste caso, existem algumas táticas que você pode utilizar para identificar seu público, uma delas, é que você poderá usar uma análise da sua concorrência para identificar o seu público-alvo, e baseado nesses dados você faz a base do seu público alvo.
Porque preciso conhecer meu público-alvo?
É muito difícil ter um negócio que agrada todos os gostos. O produto ou serviço que vende por mais utilidade que tende para uma pessoa, pode não ter para outra. Mas calma, você não precisa agradar todo mundo, se você conhecer bem seu público, tudo fica mais fácil.
Esse é um dos principais motivos da necessidade de você conhecer seu público-alvo. Como já dito aqui, ajudará a criar estratégias de marketing específicas direcionadas ao público que deseja atingir.
Além disso, você pode personalizar os serviços ou produtos e até mesmo a vivência do seu consultório para aquele público, deixando a experiência do público mais personalizada, gerando assim mais valor para seu negócio.
Você pode deixar seu público alvo mais personalizado ainda, colocando características físicas, nome, idade, e muitas outras coisas, confira algumas características que são essenciais e não podem ser deixadas de lado na hora de identificar seu público-alvo ou persona.
Faixa etária
Saber para que idade o seu serviço é destinado é muito importante. Aqui será compreendido se suas estratégias serão voltadas para um público infantil, adolescente, adulto, idoso ou misto.
Definir a faixa etária não significa que você está excluindo o restante do público. Porém, suas estratégias de marketing serão e a experiência do serviço será focada neste grupo, já que é onde está o maior número de pessoas que procuram por você.
Para descobrir a faixa etária ideal do seu público é aconselhável a aplicação de questionários ao início da consulta, estudo da concorrência e outras pesquisas de mercado disponíveis.
Renda
Conhecer a renda do seu público-alvo também é muito importante. Aqui você poderá avaliar a renda média do seu perfil de clientes para definir preços adequados, por exemplo.
De nada adianta você abrir um consultório em um bairro classe C com uma renda média mensal baixa, e oferecer serviços com preços altos demais. Com certeza seu consultório não estará adequado ao perfil de renda dos moradores da região.
Gênero
Definir o gênero do seu público-alvo é saber se você estará direcionando seu produto ou serviço para homens, mulheres ou ambos os sexos.
Conhecer o gênero é importante para que se defina a linguagem utilizada em suas estratégias de marketing.
Localização
Conhecer a localização é muito importante, especialmente no caso de venda de produtos sazonais.
Imagina você abrir uma sorveteria na beira da praia. Legal né? A localização neste caso tem tudo a ver com o produto comercializado e as chances de sucesso nas vendas são ótimas.
A localização também está associada à classe social, como citado no caso de conhecer a renda média. Ou seja, sua empresa deve buscar oferecer produtos/serviços que se encaixam na classe social dos moradores ou frequentadores da região onde está localizada.
Preferências
Saber do que seus clientes gostam é essencial. A isso dá-se o nome de preferência: identificar o gosto do seu cliente.
Para definir sua persona ou público-alvo, é primordial identificar suas preferências.
Seu cliente gosta de frequentar bares e casas noturnas ou prefere ficar em casa vendo TV com a família? Ele gosta de ler? Quais são seus hobbies preferidos?
Outro ponto que você deve identificar são as dificuldades e dores do seu público alvo. Dessa forma você vai saber o que mais aflige o seu público, evitando que seu negócio seja um dos desencadeadores das dores do seu público, evitando falhar com ele.
Mantendo sua empresa como um negócio positivo para o cliente, que sabe que você se preocupa com as preferências dele.
Conhecendo a preferência do seu público-alvo você poderá alinhar sua linguagem e as formas de trabalhar seu produto ou serviço. Isso poderá trazer infinitas possibilidades de campanhas de marketing e experiências personalizadas no seu serviço para atrair muito mais seu público alvo.
Uma coisa é certa, quanto mais popular for o seu serviço, menos esforço será necessário na pesquisa para definir seu público.
Enfim, ao definir seu público você evitará gastos desnecessários, uma vez que não se disporá de capital e marketing para públicos que não são seus e que inclusive, poderiam lhe gerar resultados negativos.
Em casos de um negócio de clínica compartilhada, por exemplo, é fundamental que o empresário conheça o público que irá frequentar a clínica, tanto dos potenciais profissionais que poderão alugar o espaço, quanto dos potenciais clientes que poderão procurar por um serviço da clínica.
É sempre bom pensar em clínicas que oferecem serviços que são atrelados ao seu ou que o público pode ser parecido, isso ajuda ambos os profissionais da clínica.
Independente da área da saúde que seu consultório atende, você absolutamente precisa conhecer seu público.
Como usar o público-alvo nas estratégias de comunicação da sua clínica ou consultório?
Como já ficou claro, é fundamental conhecer seu público-alvo para melhorar a comunicação com as pessoas que você deseja atingir com seus serviços.
Agora, vamos explicar como o público-alvo pode ajudar nas estratégias de comunicação.
Primeiramente, você precisa ter em mente que cada tipo de público interage em meios diferentes, de formas diferentes e até mesmo em um tempo diferente. Toda sua comunicação com eles, deve ser baseada nesses três quesitos.
A seguir, explicamos mais sobre.
Definindo os canais de comunicação
Definir os canais de comunicação que você utilizará com o seu público não é tão difícil quanto parece.
Se você já tem estabelecido, quem é seu público-alvo, analise suas características com base nos dados que obteve. Se você já sabe que essas pessoas assistem televisão e consomem conteúdos de blogs, estão mais conectados à internet e, consequentemente, você também sabe quais são esses os canais de comunicação que você deve investir.
No entanto, se as informações que você tem não te dizem tanto, é preciso realizar um estudo mais aprofundado sobre seu público. A faixa etária das pessoas também podem dizer muito sobre os canais de comunicação que utilizam.
Por exemplo, existem pesquisas que afirmam que o público que está presente no Facebook é um público com idade mais avançada, enquanto isso, o Instagram possui um público mais jovem.
Além de definir os canais de comunicação, é importante traçar estratégias e planejamentos de conteúdos. Lembre-se: os conteúdos são fortes aliados na hora de gerar visibilidade para seu consultório. Seja criativo, entenda como cada plataforma é, e use as ferramentas disponíveis em nelas ao seu favor.
Depois de definir quais são os canais de comunicação e elaborar um planejamento de conteúdos adequados para cada tipo de comunicação para eles, é hora de estabelecer o tom de voz que irá utilizar com seu público-alvo.
Estabelecendo um tom de voz
Em uma conversa, o tom de voz está relacionado à forma que uma pessoa fala com a outra. Se está falando baixo, alto, de uma forma ríspida ou carinhosa e por aí vai.
Nas estratégias de comunicação, o conceito é exatamente o mesmo. Isto é, o tom de voz usado em seu consultório deve demonstrar seus valores, suas intenções e, principalmente, deve ser adequado ao seu público-alvo.
Por exemplo, se você sabe que seu público não entenderá termos técnicos, por que você usaria tais termos em uma conversa com eles?
Para uma comunicação eficaz e fluida, todos os interlocutores precisam compreender o que está sendo dito e mais, precisam se sentir à vontade na conversa.
Por isso, é muito importante conhecer o seu público! E nesse caso, a faixa etária é um caso muito perceptível, que deve estar claro.
Entendendo a jornada de compra
A jornada de compra é o caminho que seu público-alvo percorre desde o interesse em seu serviço, até o momento em que efetivamente agenda e comparece em uma consulta.
Como já mencionamos antes, o foco de suas estratégias de comunicação precisa estar no seu público. Isso quer dizer que entender a jornada do público é fundamental para traçar quais serão os tipos de comunicação utilizados em cada etapa dessa jornada.
No geral, a jornada de compra é dividia em:
- Aprendizado e descoberta: Aqui, o possível cliente ainda não sabe que precisa de seu serviço, mas, caso tenha acesso à informações pode ser que reconheça que tenha algum problema a ser resolvido.
- Reconhecimento do problema: Nesta fase, seu público-alvo percebe um problema que precisa ser resolvido e começa a ter curiosidade sobre como resolver.
- Consideração da solução: Seu público aqui, começa a considerar as possibilidades que está encontrando para resolver o problema.
- Decisão de compra: Por fim, depois de compreender as possibilidades que têm, o possível cliente pode optar por agendar uma consulta com você ou com seu concorrente, por exemplo.
Ao adaptar a comunicação correta para cada fase da jornada de compra, você terá grandes chances de ser percebido pelo seu possível cliente, já que está comunicando o que ele quer e na hora em que ele quer.
Conclusão.
Ter um público alvo bem definido poderá te ajudar a dar um direcionamento ao seu negócio, por isso é tão importante. Ele te ajudará a traçar novas estratégias para trazer novos clientes para seu consultório, e claro, para manter os que você já tem também.
Aproveite o fim da leitura deste artigo e complemente com outra que temos disponível em nosso blog que te ajudará no processo de definição do público-alvo da sua clínica. Clique aqui!