Por que investir em marketing digital no seu consultório?

Por que investir em Marketing digital no seu consultório? Se essa dúvida também faz parte do seu dia a dia, não deixe de ler este artigo até o final.

Cansados dos modelos tradicionais como panfletos, anúncios em revistas clínicas, os profissionais da área de saúde estão desestimulados com o marketing.

Porém, a era digital chegou com toda força movida pelas consequências da crise sanitária da pandemia do Coronavírus. O isolamento ao qual a população foi obrigada fez com que o mundo digital mostrasse todos os seus benefícios que facilitam a vida das pessoas e das organizações.

Aqui você vai entender por que investir em marketing digital no seu consultório trará o resultado que você precisa.

A era do Marketing Digital no Consultório

O marketing digital é algo simples, ele surge como uma estratégia altamente eficaz para ligar o público de seu consultório. Seja ele um paciente ou apenas um potencial consumidor de seus serviços.

O gigante potencial do marketing digital é confirmado quando as pesquisas da TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), afirmam que  três em cada quatro brasileiros acessam a internet. Isso equivale a 134 milhões de pessoas navegando na internet e que podem ser um paciente em potencial para seu consultório.

Seu potencial é crer que tendo um conteúdo forte e de relevância vai atrair e captar novos clientes. Isso se dá pela criação de uma imagem virtual valorizada pela exposição de artigos que trazem conteúdo de valor e alta qualidade para seus usuários. 

Veja 7 pontos importantes que vão abrir sua mente para a importância do porque investir em marketing digital para seu consultório.

7 Pontos do porquê investir em marketing digital no seu consultório?

Baixo Investimento

Ao contrário de outras ações publicitárias, no marketing digital você pode optar por usar pouco orçamento mensal (pouco mesmo), e mesmo assim logo conseguirá sentir os primeiros resultados.

Um exemplo, em um blog você irá inserir conteúdo relevante, poderá destinar investir poucos reais por mês para posicionar sua página em buscadores (como Google) ou até em redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter).

Um diferencial do marketing digital, é a definição da ‘persona’ que é o tipo de público que você quer alcançar. Então os conteúdos são destinados diretamente, evitando ser um tiro no escuro, como é o caso de outros tipos de publicidade que você não sabe onde vai parar.

Para que uma clínica seja lembrada pelo cliente, é importante que ela esteja presente nos principais canais de comunicação que o público-alvo está presente. E a internet é, sem sombra de dúvida, um dos canais mais utilizados atualmente.

Tempo no Ar

Quando você investe em mídias tradicionais ou chamadas offline, percebe que ela tem um prazo determinado.

Se você faz 5000 panfletos e os distribui, quando eles acabam não se tem o que fazer, a não ser fazer outros.

No entanto, a arte digital fica ali pra sempre. Veja o exemplo das redes sociais, a mais famosa mostra suas postagens de 5 ou 7 anos atrás. Agora pense em quanto  você gastaria na mídia offline para ficar tanto tempo em exposição?

Dessa forma  você pode perceber que o custo do produto digital se torna um investimento com custo-benefício altamente relevante. É como se plantar uma árvore onde se coloca força uma vez, e se colhe o fruto a vida toda.

Otimização do Tempo

Se você não quiser contratar uma empresa ou um freelancer, pode por exemplo dedicar 2 ou 3 horas por semana e fazer todos os impulsionamentos de sua casa. Basta se empenhar um pouco e aprender a maneira correta de fazer.

Outra opção são os profissionais de agências de marketing que atuam com suas empresas, ou os inúmeros freelancer disponíveis em plataformas digitais, o qual você pode contratar sem vínculo empregatício, fechar um projeto, e alavancar o marketing do seu consultório.

No entanto, tenha atenção pois o marketing digital para seu consultório, deve ter um certo cuidado,  pois algumas áreas da saúde, devem estar de acordo com as regulamentações do Conselho Federal de Medicina (CFM), isso pode demandar um tempo extra na elaboração das estratégias.

Por esse motivo, ter um profissional de marketing digital que entenda da na área da saúde é essencial para fazer o investimento render e a clínica crescer em prestígio e consultas realizadas.

Mesmo você produzindo ou profissionais da área, o importante é ter materiais novos constantemente, que em outros meios de divulgação custam bem mais.

Mensurar Resultados

Outra grande vantagem do marketing digital para consultórios é que nesse tipo de divulgação a mídia digital é possível mensurar o resultado de todo e qualquer esforço através dos insights dos aplicativos.

Com aplicações gratuitas na própria internet, você consegue descobrir de onde vieram os visitantes do site (buscas do Google, post no Facebook, anúncio pago em outro buscador, etc), o tempo que eles permaneceram no site, onde o internauta está desistindo de sua página, e outros detalhes.

Dessa forma você pode direcionar seus recursos para onde está vindo mais resultados, e atrair mais clientes.

Autoridade

Uma das marcas mais valiosas nos dias de hoje é a credibilidade, ou seja, a autoridade que aquela marca cria.

À medida que seus conteúdos vão ganhando notoriedade, o respeito a você como profissional e especialista cresce.

É importante que essa autoridade seja construída de maneira contínua, com publicações regulares de conteúdos que sejam, de fato, interessantes.

Para isso, você pode abordar assuntos ligados à sua área de atuação com um tom que seja objetivo e informativo, tendo sempre em mente o cuidado com o uso de termos técnicos que não são de conhecimento do grande público.

Quanto mais seu conteúdo circula pela web, mais você cria autoridade em seu segmento, isso gera procura, e agrega valores.

Com o tempo você além de ter mais procura pelos seus serviços, poderá valorizar seus honorários.  Tudo isso com um investimento bem menor daquele que usaria em outro meio de divulgação.

Agora você já sabe como se tornar um profissional de destaque e ter disputa em seu consultório.

Confiança

A confiança é fruto dos bons conteúdos sempre postados em suas páginas. Essa confiança traz muitas indicações. Hoje pacientes ou clientes valorizam muito a visibilidade na web.

Quando sua autoridade gerar os créditos de confiança, seu nome começa a circular e com ele o endereço de seu consultório. Mas lembre-se, tudo isso é fruto de uma boa campanha de marketing de conteúdo de seu consultório.

Acredite que enquanto você está analisando esse conteúdo, muitos já estão investindo no marketing digital para divulgar seus consultórios. Mas uma grande fatia ainda não descobriu esse caminho. Então, corra, saia na frente, você não será o primeiro, porém não será o último.

Fidelização

Quando você posta bons conteúdos têm um efeito interno e externo. A parte externa foi o que trabalhamos até aqui. Mas como tudo que é bom sempre tem mais,  imagine se quem não lhe conhece começa a lhe seguir e indicar. O que dizer de seus clientes?

O efeito interno é a fidelização, pois os que conhecem seus serviços ficaram felizes em ver tantas novidades. Enquanto muitos estão procurando, os seus vão querer segurar seu lugar.

A “recompra” é o objetivo de todo profissional, não somente pelo lucro obtido, mas pela concretização do processo.

Imagine se os clientes não voltam. Isso mostraria que não valeu a pena. Mas o retorno do cliente, ou seja, a fidelização, é a melhor publicidade. Afinal,  cliente feliz além de voltar, não vem sozinho, sempre traz suas indicações.

Por isso, o efeito interno também é notado quando seus clientes por se sentirem orgulhosos de lhe conhecer e usufruir de seu atendimento começam a replicar suas postagens, e isso aumenta ainda mais sua credibilidade.

Esse é o antigo efeito boca a boca, que no tempo de seus avós era feito pessoalmente, mas no entanto, hoje acontece nos canais da web.

Branding

As vantagens do marketing digital são inúmeras para você e seu consultório. O branding nada mais é do que o fortalecimento da imagem do profissional e de seu consultório nas regiões de interesse.

Dessa forma, as pessoas conhecem ainda mais o profissional da saúde, criando proximidade e confiança para marcar uma consulta caso precise de atendimento na área de expertise do profissional.

As ações de branding na internet são realizadas principalmente nas redes sociais, como Instagram e Facebook. O profissional pode publicar dicas sobre sua área, detalhes do seu consultório, os preparativos para algum procedimento, entre outras informações interessantes da área e da sua rotina.

É importante que as ações de marketing digital médico sejam realizadas de maneira conjunta e planejada, analisando os resultados de cada estratégia para que as próximas sejam mais personalizadas e assertivas.

Considerando que esse processo requer bastante dedicação, o profissional da saúde pode contratar uma agência de marketing digital especializada para desenvolver as estratégias e extrair os melhores resultados possíveis no marketing digital.

Investir em marketing digital no seu consultório é construir sua  imagem, para se consolidar no mercado, tornando-se uma  referência.

Conclusão

Esse é o caminho para  ganhar vantagem competitiva. Tudo dependerá do objetivo que o seu consultório deseja alcançar, para que os retornos aconteçam a médio ou longo prazo.

Um investimento linear trará mais resultados contínuos para o seu consultório.

Você ainda acha o porquê investir em marketing digital? Não fique estagnado no tempo, pois como mostramos neste artigo, os benefícios são inúmeros. O investimento em marketing digital é um caminho sem volta para o sucesso do seu consultório, Então, não perca tempo.

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