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Confira as melhores dicas de marketing para dermatologistas

Interessado nas melhores dicas de marketing para dermatologistas?

Apesar das normas do CFM quanto ao marketing médico limitarem um pouco as opções de publicidade, isso não impede ninguém de fazer um marketing bom e ético que cumpra as normas.

Não há uma forma correta de se fazer marketing, e sim diversas formas do seu negócio ser conhecido.

Pode ser através de redes sociais, um site profissional próprio ou até mesmo por comentários do Google.

Quem irá ditar como o seu empreendimento vai se comportar é você, e por isso há algumas dicas importantes que podem fazer a diferença:

Preste um bom atendimento

O seu atendimento é o seu negócio, se você conta com reclamações a respeito disso, é necessária uma mudança urgente.

Pode ser por conta de uma recepcionista que não foi bem treinada, ou até mesmo o jeito de um médico tratar o paciente.

Aliás, o atendimento não se trata apenas do “presencial”, pois se você tem redes sociais, também é necessário prestar um bom atendimento lá.

Você deve identificar se o seu negócio já teve alguma reclamação a respeito do atendimento e verificar a situação caso tenha algum problema.

Caso já tenha um ótimo atendimento, esse é um bom sinal de que seu marketing já está funcionando.

Através do atendimento é possível já fazer com que um cliente recomende a outra pessoa seu consultório, e o marketing boca a boca não costuma falhar.

Caso contrate novos funcionários, uma sugestão é sempre fazer um treinamento de boa qualidade a respeito do atendimento, ainda mais quando se tratar de alguém que irá lidar diretamente com as pessoas.

Mas é claro que só o boca a boca não rende tanto a clínica quanto um bom investimento em marketing nas redes sociais podem fazer.

Dicas de marketing para dermatologistas: invista nas redes sociais

É claro que investir nas redes sociais não serve só para dermatologistas, mas também todas as áreas possíveis.

Redes sociais costumam trazer mais intimidade para você/seu negócio e o seu cliente.

Através delas, é possível responder dúvidas e também orientar pessoas da forma correta, sempre indicando uma consulta para realizar um diagnóstico, ainda mais quando se trata da saúde.

É comum que consultórios de dermatologia utilizem mais o Instagram e o Facebook como meios de comunicação, mas isso não é regra.

Além disso, nas redes sociais é preciso o dobro de cuidado para não infringir nenhuma regra do CFM, como por exemplo:

  • Não garanta resultados de tratamentos ou de procedimentos;
  • Nunca faça imagens de pacientes no estilo “antes e depois”;
  • Não sugira diagnósticos sem consulta;
  • Entre outros.

Além disso, o cuidado para que todo anúncio e publicação tenha seu nome, especialidade, CRM e RQE (Registro de Qualificação de Especialista).

Se você ainda não conhece o Manual de Publicidade Médica, confira todas as informações necessárias para não cometer nenhum deslize. 

Além de investir nas redes sociais, você também deve ser ativo nelas, fazer publicações diárias ou pelo menos com certa frequência.

Ter uma rede social parada não irá adiantar nada para o marketing, então quando for criar uma, faça um planejamento para ela e de quanto tempo você ou sua equipe de marketing irá se dedicar a estar ativo em cada rede social.

Nas redes sociais, traga conteúdo relevante

Se está na dúvida a respeito do que fazer em uma rede social, não há um grande segredo: conteúdo relevante.

Isto é, traga informações úteis para as pessoas que lerão seus conteúdos, algo que agregarão conhecimento a eles.

Essa é uma das dicas de marketing para dermatologistas que mais fazem efeito, pois as pessoas se interessam por conteúdos que elas não têm tanto conhecimento.

A área da dermatologia também ganha um destaque, comparado a outras áreas da saúde, pois traz alguns conteúdos considerados mais relevantes.

Falar a respeito de possíveis causas de uma pele acneica, ou então possíveis causas de uma pele oleosa e diversas outras opções.

O melhor método de trazer esse conteúdo é ser informativo e descomplicado, sem muitas palavras “difíceis” que farão os leitores desistirem do conteúdo.

Falar sobre dicas, prevenções e também sintomas não quebram regras, desde que você não dê a entender de que a eficácia de algo está comprovado.

Os conteúdos relevantes também podem ser casos famosos relacionados a dermatologia, ou casos incomuns que acontecem.

Tudo que desperte o interesse das pessoas é bem aproveitado, e com toda a certeza ajudará no marketing.

Através dos conteúdos relevantes é possível mostrar que você sabe sobre o assunto, tem conhecimento e experiência e realmente pode ajudar a pessoa.

Desse modo, as pessoas sentem confiança vindo de você e seu consultório, tendo mais chances de consultar com você do que outra empresa que não demonstrou saber ou se importar em dividir conhecimento.

Criar um site também é uma das melhores dicas de marketing para dermatologistas

Assim como a rede social traz conteúdos relevantes aos usuários, o seu site também pode trazer.

Investir em um site que seja profissional e responsivo pode fazer com que pessoas além da sua cidade conheçam seu trabalho. 

É importante sempre seguir as normas do CFM no site também, não prometendo resultados, sem fotos estilo “antes e depois”, ter seu CRM e RQE.

Algumas redes sociais, como o Instagram, podem limitar o número de caracteres por post, então você pode fazer um “resumo” sobre algo lá e trazer o conteúdo relevante e completo para o seu site.

Agora quanto ao site em si: você já deverá ter sua identidade visual criada e também a proposta da sua marca para poder partir para o design.

Você pode contratar um profissional ou optar por alguns templates que alguns sites acompanham quando se compra o domínio/hospedagem.

É importante que além de uma estética profissional, o site também deve contar com uma navegação fácil e intuitiva, que possa ser utilizado tanto em celulares quanto em computadores.

Através do site, você poderá utilizar a geolocalização do seu consultório, para que seu paciente possa ter uma experiência interativa com o local que ele irá.

Caso decida investir realmente no seu site e/ou blog, também pode estudar e/ou contratar um profissional que saiba a técnica de SEO, que fará com que o site do seu consultório apareça nas primeiras páginas do Google.

Você pode contar sua história e sua jornada na dermatologia, suas experiências e também o seu diferencial.

Uma pessoa que conhece sua história, mesmo que sem te conhecer pessoalmente é mais propenso a te escolher, pois cria uma intimidade, assim como as redes sociais.

Google Meu Negócio

Mais uma das dicas de marketing para dermatologistas que algumas pessoas subestimam: colocar o seu empreendimento no Google Meu Negócio, que é totalmente gratuito.

Através dele, você poderá colocar a localização da sua clínica no Google, isto é, quando alguém estiver procurando um dermatologista, o Google vai entregar os mais populares e também quem está mais próximo dele.

Desse modo, se a sua clínica estiver próxima a pessoa, há grandes chances de ele olhar o seu empreendimento e te contatar, ou então checar mais sobre suas redes sociais e avaliações.

Além disso, também é possível inserir o horário de funcionamento do seu negócio, em que dias está aberto e todo o necessário para que o paciente saiba como e quando ir ao seu consultório.

Você pode colocar e-mail, seu site, telefones para contato e seu endereço, tudo para que o seu possível cliente, se torne de fato um.

Para isso, todas as informações devem sempre estar atualizadas, então mesmo que apenas um dos números de contato mude, é necessário atualizar.

Outro benefício do Google Meu Negócio é o sistema de avaliações que vem junto com as informações da sua empresa.

Ou seja, quando alguém for ao seu consultório, é possível pôr a sua avaliação (que é por estrelas).

É claro que a avaliação não precisa necessariamente que ele vá consultar, então tome cuidado com o atendimento para não ter uma reputação ruim.

Quanto mais avaliada for positivamente, maior a chance de converter alguém em cliente, pois tendemos a buscar informações e depoimentos antes de escolhermos um local.

Assim, se você ainda não cadastrou seu empreendimento, cadastre e poderá ver seu negócio crescer e com mais buscas.

O melhor de tudo é que o cadastro é totalmente gratuito e também muito intuitivo, não havendo problemas na hora de se cadastrar.

As melhores dicas de marketing para dermatologistas, para o melhor consultório de dermatologia

Se você confia em seu consultório e no seu atendimento, também deverá apostar todas as suas fichas em um ótimo marketing.

Desse modo, o seu ótimo trabalho será posto para muitas mais pessoas o utilizarem e se sentirem melhores.

Quando uma pessoa não confia em seu serviço, é provável que outras pessoas também não se sintam atraídas, por conta disso o primeiro passo é saber que o seu serviço é bom e saber qual o seu diferencial.

Se o seu diferencial é o atendimento, ou se você é especializado em algo, conte com isso na hora de fazer seu marketing também.

Divulgue seu consultório da melhor forma possível e comece hoje mesmo a ver seu consultório de dermatologia crescer.

E chegamos ao fim de mais um artigo repleto de informações preciosas para o seu negócio. Agora, você já sabe como os serviços de inteligência empresarial da Clinspace podem potencializar seus lucros e automatizar os processos do seu negócio de maneira eficiente?

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