Você está abrindo seu negócio e quer conhecer as melhores e principais ferramentas para clínicas médicas que existem no Brasil? Há diversas opções interessantes.
Essas ferramentas irão otimizar sua clínica em questão de qualidade, atendimento e também agilidade.
Cada ferramenta conta com seus benefícios únicos, então é ideal integrar todas que serão mostradas aqui.
Vamos a lista:
Prontuário eletrônico é uma das principais ferramentas para clínicas médicas
O prontuário eletrônico, também chamado de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) facilita e muito a vida de uma clínica médica, afinal ajuda na organização e também não ocupa espaço, como os arquivos normais.
Essa ferramenta é focada em aumentar a qualidade no atendimento a cada paciente, e também colabora com a produtividade em equipe.
Mas qual a diferença que ele faz efetivamente? Através dele, o médico tem acesso rápido a informações sobre o paciente.
Essas informações não se trata apenas de informações como nome, idade, gênero, mas também fotos e cópias de exames.
Através dele, o médico poderá ter a noção sobre o tratamento que está sendo realizado com outro profissional da clínica e ver o procedimento adequado a ser utilizado.
Além disso, se o paciente for fazer um tratamento, é possível acompanhar sua evolução através desses exames.
Todas essas informações ajudam o médico a ter um diagnóstico preciso, reduzindo consequentemente a chance de erros.
O prontuário eletrônico também mantém todas informações do paciente seguras, impedindo qualquer violação possível por outra pessoa, pois somente o médico responsável possui acesso e também pode autorizar outras pessoas.
Desse modo, o paciente tem seus dados seguros, além de contar com um atendimento ainda mais qualificado.
Para a clínica, há uma redução de custos devido a capacidade de atendimento que aumentou, por conta da qualidade e precisão dos diagnósticos.
Por fim, se você ainda não adquiriu um prontuário eletrônico, há diversas opções no mercado.
A recomendação é escolher um sistema que realize backups constantemente, para manter todos dados atualizados e que também conte com recuperação em caso de perda.
O prontuário eletrônico é uma das principais ferramentas para clínicas médicas e não deve ser ignorado, pois pode otimizar muito a clínica médica em relação a qualidade e agilidade.
Software de gestão
Essa é uma ferramenta utilizada para automatizar pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes e também gerenciar algumas questões burocráticas.
O software de gestão automatiza diversos processos, e também emite relatórios que podem mostrar a saúde financeira da sua clínica médica.
Desse modo, gerenciar e controlar o lado financeiro da clínica fica mais fácil, dando mais tempo para focar em outras atividades.
Há diversos softwares que contam com as mais diversas funções, porém os recursos básicos são:
- fluxo de caixa;
- gráficos de entrada de dinheiro;
- gráficos de saída de dinheiro;
- registro de despesas.
Também é possível realizar o controle de estoque de itens, como luvas, seringas, etc.
É recomendado analisar o melhor custo-benefício, considerando os itens acima, o serviço de manutenção do sistema, suporte técnico e é claro, a segurança do software.
Usualmente alguns Softwares de Gestão já vem integrado com um Prontuário Eletrônico, sendo uma das vantagens de se adquirir essa ferramenta.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que gerencia o seu relacionamento com o cliente.
Isto é, ele é um software que faz a diferença para as suas vendas, pois armazena informações sobre clientes desde o primeiro contato.
Essa ferramenta pode informar:
- perfis de clientes;
- negociações;
- contratos.
Através do CRM também é possível fazer novas campanhas de divulgação e criar ou modificar serviços, entre outros.
Assim como os softwares de gestão, essa ferramenta também gera relatórios precisos a respeito dos seus pacientes.
É possível organizar a rotina do consultório, separando pacientes por especialidade ou por grupos, o que faz com que sua clínica e o cliente tenham uma relação melhor.
É possível notificar retornos e períodos de exame, entre outras funcionalidades que também irá depender do CRM escolhido.
Os preços podem variar de acordo com suas funcionalidades, suporte técnico, entre outros.
É uma das principais ferramentas para clínicas médicas, pois auxilia muito a equipe de vendas e marketing por ter todas informações a respeito do cliente necessárias para uma campanha.
Software ERP
Essa ferramenta é capaz de integrar todas as áreas da sua clínica médica, envolvendo todos departamentos do seu negócio.
Os ERP’s ajudam muito a administrar todas informações que chegam sua clínica, sejam financeiros, administrativos, etc.
Tendo todas essas informações é possível promover uma integração de departamentos, o que faz uma interação que traz agilidade a gestão do seu empreendimento.
Em seguida, confira algumas funções que essa ferramenta é capaz de fazer:
- Geração de notas fiscais;
- Emissão de boletos;
- Controle do estoque;
- Controle de inadimplência.
Tendo uma maior organização financeira, administrativa e fiscal, o processo de gestão é simplificado, novamente havendo uma redução de custos devido ao menor tempo gasto nessas atividades.
Por fim, os valores dessas ferramentas também serão relativos às funcionalidades, então é preciso verificar no mercado o melhor custo-benefício para a sua clínica médica.
Uma das principais ferramentas para clínicas médicas é o confirmador de consultas
Para uma clínica que deseja ajudar seus profissionais da saúde e seus pacientes ao mesmo tempo, essa é uma ótima opção.
Médicos podem não trabalhar sempre para uma mesma clínica médica, o que faz com que o profissional tenha que gerenciar sua agenda muitas vezes.
Essa ferramenta emite “alertas” avisando a data da consulta tanto para o médico responsável quanto para o cliente.
Isso também evita de que as equipes da sua clínica médica tenham que ficar validando sua própria agenda, pois eles já sabem que serão notificados.
É uma ferramenta de automação que pode ser feita via mensagem ou ligação, dependendo do modelo escolhido.
Com a agenda organizada, é possível também reduzir custos por conta da otimização do tempo, além de que se um paciente for alertado e não puder comparecer, será possível fazer a remarcação.
Desse modo, a remarcação auxilia o paciente a marcar outra data, pois o sistema identifica um próximo horário vago.
O empreendimento também poderá preencher o horário com outro paciente que necessita de atendimento, ao invés de perdê-lo.
Há também uma diminuição das atividades da recepção (como remarcações, ou lembretes de consulta), o que também contribui com a produtividade.
Essa é uma ferramenta que não é tão comentada como as acima, porém traz muita otimização do serviço.
Além disso, auxilia tanto o profissional da saúde quanto o paciente a respeito de suas consultas, o que resulta em uma relação melhor com seu colaborador e seu cliente.
Os preços podem variar de acordo com as funcionalidades, como no caso do alerta se tratar apenas de uma mensagem ou ligação.
Para clínicas grandes, os ramais de atendimento são uma ótima escolha
Se a sua clínica médica não é “pequena” e conta com diversos setores que são contatados diariamente, você já deve ter notado que é possível “perder” um tempo transferindo ligações.
Os ramais de atendimento otimizam a comunicação e poupam tempo, então investir em um é mais do que uma necessidade.
Esses ramais contam com mecanismo de alta tecnologia, isto é, podem redirecionar ligações externas para a área desejada diretamente (não é necessário alguém atender e transferir a ligação).
Em termos de economia, investir em ramais de atendimento também são uma ótima opção, pois se trata de um sistema digital.
Cada sistema de ramais conta com suas funcionalidades (o que também irá influenciar no preço), como por exemplo a opção de “favoritar” algum ramal de comunicação.
Assim, quando uma pessoa do administrativo precisar falar com alguém do financeiro, seu ramal já está como favorito e o processo é muito mais rápido.
Caso não tenha entendido sobre como esses ramais funcionam, é como as grandes empresas utilizam, onde você irá ser atendido por uma ligação grava e terá que digitar o número que deseja para ser redirecionado ao setor.
Por exemplo: você será alertado que se o número 1 for digitado, irá para o setor financeiro, o número 2 para o administrativo, o número 3 para o de vendas e por aí vai.
Assim, o sistema da sua clínica médica fica muito mais eficiente e poupa o tempo de uma recepcionista ou secretária.
É claro que o uso não é tão recomendado para clínicas pequenas, que não necessitam de uma demanda como essa.
É recomendado para clínicas onde já é notável uma “perda de tempo” apenas transferindo ligações.
As principais ferramentas para clínicas médicas necessitam de qualidade
É importante ressaltar que todas essas ferramentas precisam ter qualidade, mesmo que se trate de um investimento mais alto.
Toda a automatização que essas ferramentas trazem para a sua clínica médica também irão ditar como o seu gerenciamento irá funcionar.
A gestão realizada pelos softwares traz muitos benefícios em questão de otimização do tempo, porém inserir dados incorretamente também poderá trazer uma bela confusão.
Desse modo, priorize ferramentas que contam com uma ótima avaliação e que as funcionalidades sejam ideais para o seu empreendimento.
Quando comprar essas ferramentas, também realize um treinamento para seus funcionários saberem a utilizar da maneira correta.
Implemente as ferramentas na sua clínica médica hoje mesmo e agilize seus atendimentos com segurança e qualidade.
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