/* ]]> */

Como melhorar a distribuição de serviços médicos no país?

A distribuição de serviços médicos do Brasil não pode ser considerada boa, visto que há uma grande concentração de médicos em somente alguns estados e nas capitais.

No geral, há muitas desigualdades no país, principalmente quando se trata de regiões do Brasil.

Em seguida, confira alguns dados relevantes, retirados da Demografia Médica:

Dados sobre a distribuição de serviços médicos

Alguns dados foram retirados da Demografia Médica, para realizar uma comparação a respeito da distribuição no país e também fora dele.

Novos médicos

Começando pela distribuição dos inscritos nos CRMs (novos médicos, recém-formados), o estado de Roraima teve 34 novos médicos, enquanto São Paulo teve 2.869.

Essa é uma das grandes diferenças que podem ser notadas, há estados com muitos médicos recém formados, enquanto outros não.

A comparação de Roraima com São Paulo foi apenas uma delas, porém há mais dados que podem ser comparados, confira:

  • Acre: 46
  • Alagoas: 113
  • Amazonas: 252
  • Bahia: 514
  • Ceará: 635
  • Distrito Federal: 292
  • Espírito Santo: 502
  • Goiás: 236
  • Maranhão: 268
  • Minas Gerais: 2.698
  • Mato Grosso do Sul: 190
  • Mato Grosso: 212
  • Pará: 359
  • Paraíba: 635
  • Pernambuco: 513
  • Piauí: 312
  • Paraná? 876
  • Rio de Janeiro: 2.103
  • Rio Grande do Norte: 259
  • Rondônia: 269
  • Roraima: 34
  • RS: 933
  • Santa Catarina: 626
  • Sergipe: 104
  • São Paulo: 2.869
  • Tocantins: 473

Se trata de dados em que claramente já há uma má distribuição apenas no começo, na formação de médicos, que afeta também os serviços médicos.

A má distribuição de médicos não ocorre apenas no início da carreira, assim como imaginado.

Médicos de acordo com a região

Em todo o Brasil há uma média de 2,18 médicos para mil habitantes, sendo que em algumas capitais há mais de 12 médicos por mil habitantes.

Em comparação ao interior, a mudança é grande: algumas regiões do interior tem menos de um médico para mil habitantes.

O Sudeste atualmente conta com a maior densidade médica por habitante, de 2,81 contra 1,41 no Nordeste e 1,16 no Norte.

Em seguida, veja a comparação de todas regiões:

  • Norte: 20.884 médicos
  • Nordeste: 80.623 médicos
  • Sudeste: 244.304 médicos
  • Sul: 68.430 médicos
  • Região Centro-Oeste: 37.536 médicos

A distribuição de serviços também segue a mesma escala, isto é, uma total falta de distribuição em alguns estados.

Aliás, quanto mais médicos, mais especialistas há, então as regiões que contam com menos médicos, também contam com menos especialistas.

Comparação com outros países

Em comparação a outros países, também não há nenhum destaque, visto que a maior conta com mais de 3 médicos por mil habitantes.

Atualmente o Brasil conta com 2,10 médicos por 1.000 habitantes, enquanto os outros países comparados tem em média 3,40 médicos.

Foram analisados 34 países e outra métrica feita foi a de médicos diplomados por 100 mil habitantes.

No Brasil a média é de 10,20 médicos por 100 mil habitantes, enquanto nos outros países é de 13,30 médicos.

Esses foram alguns dados úteis para verificar como está a distribuição dos serviços médicos no Brasil e também no exterior.

A demografia médica também analisa itens como idade, gênero, especialidades e outros, porém é necessário focar na distribuição dos serviços médicos no geral.

Entretanto, há como realmente melhorar essa distribuição?

Como melhorar essa situação?

Os dados podem ser assustadores, especialmente para alguns estados que são frequentemente esquecidos.

Assim, é necessário uma mudança para melhorar a situação atual e o cenário também já é otimista: os indicadores devem melhorar nos próximos anos, devido a abertura de mais escolas médicas.

Quanto mais médicos para a população do Brasil, melhor! Essa situação pode ser medida pela evolução da taxa nacional de médicos diplomados por 100 habitantes.

A duração mínima de um curso de medicina é de 6 anos, e se for se especializar em algo, é mais 2 anos de jornada.

A mudança desses indicadores irá melhorando conforme o tempo, mas é possível acelerar esse processo de algumas formas.

Profissionais que desejam abrir seu próprio consultório

Muitos médicos se mudam para os locais que mais precisam de médicos e onde a renda salarial é maior.

Ou seja, se mudam para onde a medicina já está segmentada, o que não contribui para essa distribuição de serviços.

Grande parte dos médicos sonha em ter seu próprio negócio, seu consultório, clínica ou até mesmo centro médico e ficar em sua cidade natal.

Porém, abrir um negócio demanda um investimento alto e também pode levar um tempo para conseguir pacientes fixos.

Mas há uma opção para médicos que desejam ter seu próprio negócio, sem ter que alugar ou comprar um imóvel: a Clinspace.

Se trata de um aluguel por período, em um espaço já ideal para médicos, onde o local já tem os certificados da vigilância sanitária e da prefeitura, sem qualquer problema de uso.

Além disso, conta com o necessário para realizar uma consulta, como por exemplo: maca para o paciente, cadeira, entre outros.

Assim, pode haver uma melhor distribuição dos serviços médicos, aliando os profissionais da saúde que desejam ter seu próprio negócio sem precisar de todo trâmite para o local e também sem gastar tanto.

Desse modo, é possível abrir o consultório e distribuir em locais que não contam com tantos serviços. As pessoas precisam de profissionais da saúde em todo o país, não sendo necessário segmentar consultórios em São Paulo, por exemplo.

Por conta disso, pensando tanto nos pacientes quanto nos profissionais da saúde, a Clinspace está em todo o Brasil.

Basta um profissional registrar seu consultório no site, que ele já estará disponível para alugar e por fim, atender pacientes.

Profissionais que já trabalham

Apesar de tratarmos os dados em nível nacional, é claro que algumas cidades contam com déficit de serviços médicos em algumas regiões.

Desse modo, caso algum profissional da saúde tenha tempo “extra” para atender por fora, alugar por hora também é uma opção.

Não se trata de um negócio próprio em 100% das vezes, mas sim de um profissional que tem demanda em uma certa região e irá a atender.

Assim, a segmentação e distribuição dos serviços médicos irá melhorar também, pois uma parte da população poderá ser atendida.

Por exemplo: há cidades pequenas que costumam ter consultórios somente no bairro Centro (ou semelhante, mas que se refere ao local da cidade mais movimentado).

Nesse caso, o profissional poderá alugar um consultório em outra região, próximo a uma região que também tem demanda.

Não se trata de um serviço que será utilizado todo dia, e sim um ou dois dias na semana (ou até mesmo mês), sem ter tantos gastos.

Caso o profissional da saúde quisesse realizar esse mesmo procedimento anteriormente, seria necessário alugar mensalmente um local para isso e realizar todos trâmites da vigilância sanitária e da prefeitura. O que demanda tempo para a realização desses procedimentos.

Além é claro, do custo elevado para comprar equipamentos, como uma maca, cadeiras, mesas, etc.

Se trata de uma forma de distribuir melhor os serviços médicos sem ter um custo elevado para o profissional da saúde.

É uma opção para quem já tem um consultório e deseja um segundo, pois conta com demanda em uma região ou para quem trabalhar em algum lugar e conta com um tempo para atender, mesmo que durante o fim de semana.

Profissionais da saúde que desejam se aposentar aos poucos

Para profissionais da saúde que desejam se aposentar aos poucos, alugar um consultório por período com a Clinspace também é uma ótima opção.

É comum que médicos com anos de experiência contem com diversos clientes fixos e desejam acompanhar o quadro deles ainda.

Essa situação é ainda mais comum quando se trata de um profissional que já atende uma região má distribuída de serviços médicos.

Deixar pacientes que já carecem de serviços médicos não é fácil, então é comum que os médicos acompanhem os quadros, porém continuar com seu consultório ou clínica não é tão necessário.

Ter um consultório aberto pode atrair novas pessoas e assim, a aposentadoria do profissional nunca chegará.

Desse modo, é possível somente ficar com os pacientes fixos que necessitam de acompanhamento, alugando uma sala somente quando necessário.

Não é preciso gastos adicionais em clínicas ou consultórios como água, luz, e outras taxas comuns.

É um método para continuar a distribuição de serviços médicos, até que uma nova “onda” de médicos recém-formados cheguem até o local que carece desses serviços.

Conte com a Clinspace para distribuição de serviços médicos

De acordo com os dados divulgados pelo G1 em fevereiro de 2023, o Brasil possui mais de 54 mil médicos registrados no país.

No entanto, mais da metade desses profissionais se concentram apenas nas capitais, o que acaba gerando uma grande desigualdade na distribuição de serviços médicos.

Nesse cenário, a Clinspace surge como uma alternativa inovadora para ajudar a melhorar a distribuição de serviços médicos no país.

A plataforma de coworking em saúde permite que os profissionais da saúde possam atender pacientes em mais regiões, sem precisar investir em um espaço físico próprio, o que reduz o custo da operação.

Além disso, a Clinspace também oferece a Clinspace Academy, uma plataforma para treinamento de profissionais da saúde em gestão, que possibilita a divulgação de treinamentos para profissionais de saúde e oferece programas de crescimento e incentivo das atividades profissionais, como o plano Clinspace Enterprise.

Com essas soluções, é possível conectar profissionais da saúde de diversas regiões do país, aumentando a oferta de serviços médicos em locais onde a demanda é maior.

Dessa forma, a Clinspace se torna uma importante aliada na luta por uma distribuição mais igualitária de serviços médicos no Brasil.

Assim como visto no artigo, o Brasil atualmente conta com uma má distribuição de serviços médicos, que prejudica diversos pacientes, de várias regiões.

E não apenas no país, mas em comparação com países do exterior o Brasil também está abaixo da média.

Desse modo, é necessário esperar que novos médicos se formem e novas escolas médicas sejam abertas para que a capacidade médica também aumente.

Enquanto isso, é necessário ajudar essa distribuição de serviços médicos da melhor forma possível.

Alugando um consultório pelo período necessário, é possível otimizar o tempo e também custos, em comparação a abrir um consultório médico do zero.

É possível atender em qualquer lugar do Brasil desejado, desde que haja um local cadastrado na região, ajudando na distribuição dos serviços.

Conte com os serviços da Clinspace para ajudar essa distribuição de serviços médicos e ajudar diversos pacientes que necessitam desses serviços.

E chegamos ao fim de mais um artigo repleto de informações preciosas para o seu negócio. Agora, você já sabe como os serviços de inteligência empresarial da Clinspace podem potencializar seus lucros e automatizar os processos do seu negócio de maneira eficiente?

Nossos assistentes virtuais inteligentes são capazes de responder rapidamente às necessidades de seus clientes e funcionários, sempre com um tom profissional e acolhedor. Eles são capazes de lidar com conversas de diferentes níveis de complexidade, aumentando a eficiência e qualidade do atendimento. Além disso, através de nossa plataforma, você poderá obter mais leads interessantes diretamente em seus canais de vendas, convertendo mais clientes e melhorando seus processos.

Com a Clinspace, você poderá automatizar os processos de negócio e eliminar desperdícios. Nossa plataforma rastreia automaticamente pontos críticos, identificando futuros tópicos de implementação para melhoria contínua. Além disso, oferecemos outros serviços, como estudo de mercado, aceleração de lançamentos, e jornada de operação, que podem proporcionar vantagens competitivas ao seu negócio.

Ao escolher a Clinspace, você terá acesso a uma tecnologia avançada de inteligência artificial para criar conteúdos de alta qualidade sobre qualquer área ou assunto, planejar a produção desses conteúdos e gerar estratégias feitas para o seu negócio em segundos.

Nós da Clinspace, temos orgulho de poder ajudar empresas de todos os tamanhos a atingir o sucesso. Se você ainda não experimentou nossos serviços, nós o convidamos a fazê-lo agora mesmo. Fale com um de nossos representantes no suporte ao lado ou preencha o formulário e encontre a solução perfeita para o seu negócio. Estamos à disposição para ajudá-lo a identificar a melhor forma de aplicar os nossos serviços e pacotes de conteúdo personalizados.

Acreditamos que, com a ajuda da Clinspace, você conseguirá alcançar o sucesso que o seu negócio merece. Então, não perca mais tempo, comece a transformar o seu negócio agora mesmo! Estamos ansiosos para colaborar com o crescimento e sucesso do seu empreendimento!

Recentes

Por que a experiência do paciente importa?

A experiência do paciente nem sempre é levada em consideração pelos profissionais da saúde, o que é um grande erro! Confira o porquê.

Os melhores CRM de consulta para profissionais da saúde

Interessado em um CRM de consulta para seu consultório ou clínica médica? Confira as melhores opções para o seu negócio e também seus preços.

Confira as melhores dicas de marketing para dermatologistas

Interessado nas melhores dicas de marketing para dermatologistas? Apesar das normas do CFM quanto ao marketing médico limitarem um...

Relacionados

Por que a experiência do paciente importa?

A experiência do paciente nem sempre é levada em consideração pelos profissionais da saúde, o que é um grande erro! Confira o porquê.

Os melhores CRM de consulta para profissionais da saúde

Interessado em um CRM de consulta para seu consultório ou clínica médica? Confira as melhores opções para o seu negócio e também seus preços.

Confira as melhores dicas de marketing para dermatologistas

Interessado nas melhores dicas de marketing para dermatologistas? Apesar das normas do CFM quanto ao marketing médico limitarem um...