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Como abrir um consultório médico de sucesso

Se você deseja abrir um consultório médico e não sabe bem por onde começar, confira aqui!

A área da saúde sempre está em expansão, seja no ramo da educação, tecnologia e inovação.

A cada ano cresce a demanda por consultórios médicos, visto que o SUS não é capaz de atender todos, e às vezes faltando qualidade no serviço.

Mas qual o primeiro passo para iniciar o seu próprio consultório médico?

Planejamento para abrir seu consultório médico

Se você deseja abrir um consultório, é claro que antes deverá ao planejar, pois não é possível fazer tudo sem conhecimento de onde ele ficará e entre outras informações.

Mas é claro que você já deve saber o que seu consultório terá, quantas especialidades atenderá, e informações a respeito disso.

Há diferentes tipos de consultório médico, e saber a respeito de cada um deles pode facilitar a sua escolha:

Categorias de consultórios médicos

Há quatro categorias que englobam consultórios médicos comuns, confira elas:

  • Clínica popular: conta com atendimentos rápidos, para casos clínicos gerais. Essas clínicas não precisam de um valor acima da média para se manter, mas seu atendimento também não é caro.
  • Clínicas de diagnóstico especializada: ao contrário da popular, foca em casos clínicos especializados, o que demanda também adquirir mais equipamentos para realização de exames.
  • Clínica especializada: assim como o nome já diz, é onde o médico deverá ser especializado em algo, não somente focado em uma área.
  • Clínicas integradas: onde é realizado uma “sociedade”, para que a clínica conte com diversas especialidades reunidas.

Todas essas opções devem ser levadas em conta na hora de escolher qual consultório médico você irá abrir, pois sua escolha irá também contar no orçamento.

O que considerar no planejamento para abrir o consultório médico?

O planejamento deve envolver todas as etapas necessárias para que você saiba exatamente o quanto irá investir, onde e quando.

Por exemplo: saber o quanto você poderá investir em um consultório, ou se irá alugar um local pode ser um bom começo.

E para todo esse planejamento ser eficiente, será necessário investir em uma pesquisa de mercado precisa.

Afinal, você precisa descobrir seu público-alvo e todas informações que vem com ele (como capacidade de renda, idade, onde reside, entre outros).

Ao saber quanto seu público-alvo ganha em determinada região, poderá decidir se condiz com o seu plano de valores para consultas.

Ou então quando se trata de saber a idade do público-alvo, é possível saber qual especialidade será mais popular em seu consultório.

Há diversas informações que podem ser extraídas através de uma pesquisa de mercado, então é uma etapa essencial para o futuro do seu empreendimento.

Através dela você irá decidir uma região, e quando a decisão for tomada, é possível ir atrás de mais informações, como seus concorrentes.

É importante conhecer bem seus concorrentes, não apenas de especialidades, mas de preços e o local onde eles estão.

Se você colocar seu consultório ao lado deles, é possível que clientes se confundam, então essa opção nunca é recomendada.

Por fim, saber seu orçamento e não fugir dele também irá ficar presente nessa fase do planejamento, especialmente na hora de procurar um local para o seu consultório.

Verifique a infraestrutura do local e também se é uma rua segura, se conta com estacionamento e diversos outros detalhes que fazem a diferença na hora de alguém escolher o seu consultório ao invés de outros do bairro.

Regularização do consultório médico

É claro que essa etapa também é importante, pois se trata de todas questões burocráticas que terá que enfrentar.

A regularização de um consultório médico pode contar com várias etapas, e quanto mais especialidades você atender, mais demorado será.

Para começar, você irá precisar dos seguintes itens:

  • Obtenção da Licença da Vigilância Sanitária;
  • Obtenção do Alvará da Prefeitura;
  • Obtenção do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde).

É claro que o processo de documentação é meio longo para esse artigo, mas se você estava pensando os documentos necessários, esses quatro são os principais para a abertura.

Assim, falta correr atrás dos documentos e prosseguir para a próxima etapa.

Marketing

A etapa de marketing para abrir consultório pode começar antes mesmo da inauguração.

É preciso criar um site profissional e redes sociais para ter maior comunicação do seu público-alvo.

Também é necessário estar atento as restrições quanto ao marketing médico, você pode consultar o Manual de Publicidade Médica e dar uma olhada no que é possível ou não.

Com essas restrições em mente, é possível seguir para o seu marketing médico da melhor forma possível.

Investir na identidade visual da sua clínica é um bom começo, até para poder imprimir cartões de visitar, fazer folhetos e entre outras opções referentes a papelaria.

Toda essa etapa deve ser realizada de preferência antes mesmo da inauguração, pois imagine o seguinte cenário:

Se um cliente vai ao seu consultório e quer saber o número da clínica para agendar outra consulta, a recepcionista irá entregar em um pedaço de papel?

Não é algo que possa ser chamado de “profissional”, então é necessário sempre ter em mente de que você deverá ter sua marca.

Já quanto ao marketing após a abertura, é possível contratar um profissional ou então fazer uma leve pesquisa e fazer você mesmo essa parte.

Nas redes sociais é sempre recomendado estar presente, até mesmo para apresentar conteúdos relevantes que ajudarão pessoas.

Consultórios médicos no geral podem ajudar diversas pessoas com dicas de prevenções, sintomas, e até mesmo curiosidades.

Mesmo que sua clínica seja especializada, é possível esclarecer alguma dúvida através de um post.

Desse modo, há uma aproximação entre o seu consultório e o cliente que não sabia da informação.

Opte por softwares de gestão

Antes mesmo de abrir consultório médico, é recomendado optar por softwares de gestão para otimizar o tempo do seu consultório.

É uma ferramenta que irá gerar dados precisos que serão úteis futuramente, além de automatizar pagamentos de fornecedores e/ou recebimentos de clientes.

Através do software de gestão também é possível gerenciar algumas questões burocráticas e realiza relatórios que podem mostrar a saúde financeira do seu empreendimento, dependendo do software escolhido.

Confira os recursos básicos de um software de gestão:

  • fluxo de caixa;
  • gráficos de entrada de dinheiro;
  • gráficos de saída de dinheiro;
  • registro de despesas.

Há outras funções como controle de estoque, prontuários eletrônicos e diversos outros que irão otimizar o tempo do seu negócio.

Essa etapa não se trata apenas de otimização do tempo, como também pode reduzir custos, como papéis que serão poupados por conta do registro direto na ferramenta.

Há diversos softwares disponíveis no mercado com diversos preços e funcionalidades, é recomendado fazer um estudo para ver qual irá ser o melhor custo-benefício para o seu consultório médico.

Na hora de comprar analise:

  • as funções de cada software;
  • o serviço de manutenção do sistema;
  • suporte técnico;
  • se o software é intuitivo;
  • segurança do software;
  • preço.

Desse modo, gerenciar e controlar o lado financeiro da clínica fica mais fácil, dando mais tempo para focar em outras atividades.

Assim, o seu consultório médico poderá render mais sem perder tempo procurando papéis sobre cadastros e questões burocráticas.

É claro que se abrir consultório que for integrado com diversas especialidades e muitas pessoas o utilizarão, será necessário fazer um treinamento na equipe que irá o usar, caso não tenham experiência.

Tenha em mente todos benefícios e malefícios

É comum que diversas pessoas se frustrem assim que abrem seu consultório devido a altas expectativas.

Se trata de um investimento alto em equipamentos, no local alugado ou comprado, além da contratação de colaboradores.

Tornar todo esse investimento em lucro pode levar um tempo, além do fato de que clientes não surgem em grande volume como “mágica”.

Ter os pés no chão na hora da abertura é necessário para não desanimar, por isso é recomendado investir em marketing antes mesmo de inaugurar.

Mas é claro que ter seu próprio consultório médico também traz suas vantagens, como por exemplo:

  • ter seu próprio negócio;
  • após um tempo, o lucro é relativamente alto;
  • você seleciona sua equipe;
  • criar sua própria carga horária.

Se você quer montar seu empreendimento porque sente falta de ter liberdade para montar seus horários, e também porque sente que falta de qualidade em outras clínicas, esse é um ótimo começo.

E é claro que sua cidade e/ou bairro também deverá ser levado em conta, por exemplo: 

Em uma cidade pequena, o marketing pode não ser tão necessário assim, reduzindo custos na hora de abrir seu negócio.

Na hora de pesar os benefícios e malefícios também se deve ter isso em mente, o quanto a cidade ou bairro poderá afetar o seu consultório.

Faça seu consultório médico ser um sucesso

Não há uma fórmula mágica que fale que o seu consultório irá ser lucrativo no primeiro mês, porém fazendo um bom planejamento e plano de negócios, é possível criar meta e ver se o seu negócio está indo bem ou não.

Há fatores externos como a economia, não só da sua cidade como a do país, e também seus concorrentes que podem influenciar no cumprimento de metas.

Por conta disso, é preciso saber que nem tudo ocorre 100% como previsto, mas que seu consultório médico irá crescer com o tempo de acordo com seu empenho e o da sua equipe.

Comece hoje mesmo seu planejamento e faça do seu negócio uma realidade!

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