/* ]]> */

Aluguel de consultório médico: por que sublocar períodos livres para outros profissionais?

O aluguel de consultório médico não é uma das opção mais comentadas pelos profissionais de saúde, porém é uma opção vantajosa.

Os benefícios não são somente ao profissional que deseja ter seu próprio consultório, como também para quem está locando ou sublocando o imóvel.

Hoje trataremos mais sobre o benefício de sublocar um consultório médico para outro profissional de saúde.

A sublocação ocorre quando um consultório é alugado pelo locatário e é ocupado por outra pessoa, seja todos os dias da semana ou somente um horário.

Assim, é possível pagar pela totalidade dos encargos ou somente a uma parte, dependendo do tempo que será utilizado.

Ou seja, uma pessoa “A” aluga um consultório médico, porém por uma razão externa não chega a utilizar o local ou deseja também garantir uma renda extra com o horário que não utiliza e aluga para uma pessoa “B”.

Desse modo, ambos aproveitam o imóvel e contam com diversos benefícios, pois o profissional de saúde terá ao menos uma parte do dinheiro do aluguel de volta.

Antes de partir aos benefícios de sublocar o consultório médico, é preciso primeiramente saber se isso é permitido:

Como saber se posso sublocar o consultório?

A sublocação deve estar escrita no contrato de aluguel, e caso não esteja, é necessário o consentimento expresso do locador.

Ou seja, é preciso notificar o locador (proprietário do consultório médico) a respeito do interesse de sublocar o imóvel.

O locador tem o prazo de 30 dias para se manisfestar a respeito, e caso haja a autorização, ela deverá ser escrita e/ou contemplada como um termo aditivo no contrato.

No contrato, haverá uma cláusula expressa sobre a sublocação, onde o locatário passa a ser sublocador, e pode transferir para um terceiro, o sublocatário, os direitos e deveres do imóvel.

Caso o proprietário do imóvel não responda dentro dos 30 dias de prazo, é considerado o não consentimento para a sublocação.

Além disso, também devem ser seguidas as regradas que estão estabelecidas na Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245, de 1991).

Entre os artigos mais importantes desta lei, está o artigo 21, que informa a respeito do valor do aluguel:

Art. 21. O aluguel da sublocação não poderá exceder o da locação; nas habitações coletivas multifamiliares, a soma dos aluguéis não poderá ser superior ao dobro do valor da locação.

Ou seja, o custo da sublocação jamais pode ser maior do que o valor total do imóvel, e caso o artigo seja descumprido, o sublocatário irá reduzir o aluguel até o limite estabelecido:

O descumprimento deste artigo autoriza o sublocatário a reduzir o aluguel até os limites nele estabelecidos.

Seja por não utilizar tanto o local e não ficar “pagando” por pouca utilização, ou por querer tirar uma grana extra dividindo despesas. A sublocação nos períodos livres traz diversos benefícios.

Benefícios do aluguel de consultório médico

A sublocação traz diversos benefícios, confira os principais para o profissional de saúde que deseja sublocar seu consultório:

Custos do aluguel

Um aluguel de consultório médico não é uma das opções mais em conta na hora de alugar.

Além disso, há diversos custos e despesas que tornam o consultório um real investimento a cada mês.

Por conta disso, o próprio custo do aluguel é um ótimo benefício, seja para quem não está utilizando o consultório médico por um motivo externo ou para quem não utiliza todos os horários ou dias.

Qualquer ajuda no custo do aluguel já pode ser considerado uma ótima vantagem, mesmo que não seja o valor integral.

Além disso, o consultório médico não se trata apenas do aluguel, mas de outras despesas:

Dividindo despesas do aluguel de consultório médico

O profissional de saúde que deseja sublocar seu consultório pode decidir o quanto o outro médico irá pagar e o quê irá pagar.

Ou seja, todas despesas do consultório médico também podem ser divididas, sendo possível que o sublocatário pague:

  • a conta de luz;
  • conta de água;
  • taxas de lixo;
  • taxas de segurança;
  • IPTU;
  • entre outros.

Essas contas podem ou não ser inseridas no valor do aluguel, entretanto, é comum que as responsabilidades sejam transferidas, de acordo com cada caso.

Não desperdiçando dinheiro

Entre todas as vantagens, a principal é quanto a utilização do consultório médico que será sublocado.

Há casos onde o profissional de saúde não conta com horários cheios, e esse tempo vago ainda continua custando caro.

Para isso, a sublocação de imóveis pode ajudar: com o custo do aluguel reduzido e despesas divididas, o custo-benefício do consultório médico é excelente.

Esse é um caso onde o dinheiro não é desperdiçado, pois o imóvel será utilizado diversas horas a cada dia.

É comum que profissionais de saúde que começaram sua carreira agora não contem com diversos clientes ao ponto de encher o consultório durante todos os dias da semana.

Assim, “dividir” (sublocar) o consultório é uma ótima opção de recuperar o custo alto que o imóvel traz.

Mas, como anunciar um imóvel para sublocação?

Como anunciar o aluguel de consultório médico sublocado

Assim como citado anteriormente, a sublocação de consultório médico somente é permitida com o consentimento do proprietário, sendo necessário aguardar a resposta para então anunciar o consultório.

Afinal, onde anunciar o aluguel de consultório médico? Atualmente, há sites próprios para uso de sublocação, como a Clinspace.

Nesses locais, é possível anunciar o imóvel e fornecer todas informações necessárias para que em pouco tempo o imóvel seja sublocado.

Outra possibilidade de anúncio é em sites comuns, como na OLX ou no Mercado Livre, por exemplo.

Através deles, o profissional de saúde pode anunciar:

  • As fotos do imóvel: as fotos devem ter boa qualidade e também mostrar o imóvel da melhor forma possível, não esquecendo nenhum cômodo e nem “escondendo” problemas.
  • Preço: o preço deverá ser justo, mesmo que não cubra 100% o valor do aluguel devido a lei do inquilinato, é melhor alugar por um preço menor e conseguir ajuda no custo do aluguel, ao invés de colocar um preço alto e acima da média e não conseguir alugar.
  • Descrição do imóvel: na descrição do imóvel é preciso ser o mais claro possível, explicando que se trata de uma sublocação e fornecendo todas informações do imóvel. Essas informações podem ser referentes a todos cômodos que o consultório conta, quais móveis podem ser utilizados, as contas que a pessoa terá que pagar além do aluguel, entre outros.

Outro ponto importante e de destaque é permitir visitas ao consultório, para que as pessoas possam confirmar como está o imóvel e até mesmo negociar preços.

Após fazer uma negociação bem sucedida, é possível ir para a próxima etapa: o contrato de sublocação.

Contrato de aluguel de consultório médico

Essa etapa é muito importante, definindo valores e também responsabilidades quanto a sublocação do consultório.

Em seguida, confira itens que devem ser explorados durante o contrato de sublocação comercial de um consultório:

Objetivo do contrato

Nessa parte do contrato, é especificado o objetivo do mesmo, ou seja, a sublocação do consultório médico.

São prestadas as informações relevantes, como qual consultório será sublocado, seu endereço, número no registro de imóveis e também o que poderá ser utilizado no local, como equipamentos médicos.

Tudo deve estar listado de forma objetiva e clara, pois caso haja algum problema, o próprio contrato informará quem está certo ou errado.

Um bom exemplo é a quebra de um equipamento, se ele está listado no contrato e também o procedimento (como troca do equipamento), não haverá dúvidas na hora de relatar o ocorrido e realizar o que foi combinado.

Estabelecer responsabilidades e obrigações

As responsabilidades e obrigações de cada responsável devem ser estabelecidos no contrato, de forma que assegure a segurança de ambos.

Como resultado, não haverá surpresas desagradáveis caso haja algum imprevisto, como falta de pagamento do aluguel ou então de uma conta atrasada.

Desse modo, ambas partes evitam acontecimentos que gerem o descumprimento do contrato, pois saem perdendo.

Pagamento do aluguel de consultório médico

No contrato, é preciso que esteja claro todas informações referentes ao pagamento do aluguel e também de suas despesas, como por exemplo:

  • valor do aluguel;
  • data do pagamento;
  • taxas que podem ocorrer;
  • a forma de pagamento;
  • qual é o ônus por atraso;
  • entre outros.

Nessa etapa, caso o sublocatário pague algumas despesas, é necessário colocar o valor delas no contrato, além de suas obrigações e responsabilidades.

Datas e prazos

Onde fica claro o prazo do contrato, como data de início e fim da sublocação do consultório médico.

Caso as datas sejam ultrapassadas ou o sublocatário peça o imóvel antes, será necessário arcar com as penalidades do contrato que serão abordadas no tópico a seguir:

Rescisões e multas

São abordados todas as multas e rescisões possíveis, além de seus devidos valores, juros ou taxas.

Como no exemplo citado anteriormente, caso o profissional de saúde peça o imóvel novamente ao sublocatário antes da data prevista, ele arcará com um custo de valor “x”.

Além disso, é possível contar com cláusulas de rescisões, que fornecem todas informações necessárias para que ambos fiquem em segurança.

Aluguel de consultório médico sublocado

Assim como pode ver, sublocar um consultório médico é vantajoso, principalmente pela parte financeira.

Cadastre seu consultório na Clinspace e conte com toda a segurança, simplicidade e economia que o profissional de saúde merece!

E chegamos ao fim de mais um artigo repleto de informações preciosas para o seu negócio. Agora, você já sabe como os serviços de inteligência empresarial da Clinspace podem potencializar seus lucros e automatizar os processos do seu negócio de maneira eficiente?

Nossos assistentes virtuais inteligentes são capazes de responder rapidamente às necessidades de seus clientes e funcionários, sempre com um tom profissional e acolhedor. Eles são capazes de lidar com conversas de diferentes níveis de complexidade, aumentando a eficiência e qualidade do atendimento. Além disso, através de nossa plataforma, você poderá obter mais leads interessantes diretamente em seus canais de vendas, convertendo mais clientes e melhorando seus processos.

Com a Clinspace, você poderá automatizar os processos de negócio e eliminar desperdícios. Nossa plataforma rastreia automaticamente pontos críticos, identificando futuros tópicos de implementação para melhoria contínua. Além disso, oferecemos outros serviços, como estudo de mercado, aceleração de lançamentos, e jornada de operação, que podem proporcionar vantagens competitivas ao seu negócio.

Ao escolher a Clinspace, você terá acesso a uma tecnologia avançada de inteligência artificial para criar conteúdos de alta qualidade sobre qualquer área ou assunto, planejar a produção desses conteúdos e gerar estratégias feitas para o seu negócio em segundos.

Nós da Clinspace, temos orgulho de poder ajudar empresas de todos os tamanhos a atingir o sucesso. Se você ainda não experimentou nossos serviços, nós o convidamos a fazê-lo agora mesmo. Fale com um de nossos representantes no suporte ao lado ou preencha o formulário e encontre a solução perfeita para o seu negócio. Estamos à disposição para ajudá-lo a identificar a melhor forma de aplicar os nossos serviços e pacotes de conteúdo personalizados.

Acreditamos que, com a ajuda da Clinspace, você conseguirá alcançar o sucesso que o seu negócio merece. Então, não perca mais tempo, comece a transformar o seu negócio agora mesmo! Estamos ansiosos para colaborar com o crescimento e sucesso do seu empreendimento!

Recentes

Por que a experiência do paciente importa?

A experiência do paciente nem sempre é levada em consideração pelos profissionais da saúde, o que é um grande erro! Confira o porquê.

Os melhores CRM de consulta para profissionais da saúde

Interessado em um CRM de consulta para seu consultório ou clínica médica? Confira as melhores opções para o seu negócio e também seus preços.

Confira as melhores dicas de marketing para dermatologistas

Interessado nas melhores dicas de marketing para dermatologistas? Apesar das normas do CFM quanto ao marketing médico limitarem um...

Relacionados

Por que a experiência do paciente importa?

A experiência do paciente nem sempre é levada em consideração pelos profissionais da saúde, o que é um grande erro! Confira o porquê.

Os melhores CRM de consulta para profissionais da saúde

Interessado em um CRM de consulta para seu consultório ou clínica médica? Confira as melhores opções para o seu negócio e também seus preços.

Confira as melhores dicas de marketing para dermatologistas

Interessado nas melhores dicas de marketing para dermatologistas? Apesar das normas do CFM quanto ao marketing médico limitarem um...